Stress é tema de evento internacional sediado em Porto Alegre

Stress é tema de evento internacional sediado em Porto Alegre

Qualificação aos profissionais médicos e público interessado é organizada pela ISMA-BR

Felipe Faleiro

publicidade

Começou nesta terça-feira e vai até a próxima quinta uma série de eventos em Porto Alegre que busca propor soluções e qualificações aos profissionais para o melhor gerenciamento do stress. Promovidos pela seção brasileira da International Stress Management Association (ISMA-BR), o 22º Congresso de Stress e QVT da ISMA-BR, 24º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 14º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 14º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público ocorrem no Hotel Plaza São Rafael.

A programação inclui palestras, workshops, debates, mini-cursos e exposições de trabalhos relacionados ao assunto, que interfere diretamente na qualidade de vida e bem-estar. Segundo a presidente do ISMA-BR, Ana Maria Rossi, a presença do público, após dois anos em que o evento foi realizado virtualmente, superou as expectativas. “65% dos participantes vêm de fora do Rio Grande do Sul, e a maior parte deles vêm de organizações. Eles atuam como facilitadores de informação, para levar esta capacitação para suas empresas”, afirma.

Conforme Ana, eram esperadas no máximo 200 pessoas, mas houve por volta de 300 inscritos. “Nossa missão é exatamente antecipar estes temas e poder trazer às pessoas um olhar mais adiante. Temos, por exemplo, palestra sobre o futuro do trabalho, as mudanças que estão ocorrendo e continuarão, devido à Covid-19. Não temos apenas profissionais da área da saúde, como médicos, psicólogos e psiquiatras, mas também pessoas do Judiciário, como um desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT3)”, explica.

Na terça, o grande destaque foi a palestra em vídeo da cientista norte-americana Sara Tamers, pesquisadora do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH) do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). E, nesta quarta-feira, haverá dois painéis com mediação de Kalil Sehbe Neto, diretor financeiro do Badesul, às 8h30min e às 17h20min, além de outros eventos relacionados.

Na visão de Ana, o stress requer cada vez mais atenção, já que, conforme pesquisa de 2019 do ISMA-BR, ou seja, de antes da pandemia, 72% dos brasileiros tinham alguma sequela dele, e destes, 32% são do nível “devastador”, e ainda do total, 79% está relacionado ao trabalho e stress ocupacional. “As pessoas estão com as emoções mais exacerbadas, então qualquer coisa gera conflito. Algumas por falta de controle emocional, mas outras por falta de controle financeiro, este, um problema seríssimo”.

A presidente do ISMA-BR ainda explica que o equilíbrio passa por alguns pontos fundamentais, como identificar se há o controle da situação que gera o stress, praticar um estilo de vida saudável, com boas horas de sono e uma alimentação adequada, evitando açúcares e cafeína e também uma respiração profunda. “É muito importante darmos esta parada e reavaliarmos onde estamos, para sabermos onde queremos chegar. Se não tivermos controle para mudar o que está acontecendo, vamos ao menos desenvolver controle pra gerenciar as nossas emoções”.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895