Superlua dá espetáculo no céu de Porto Alegre

Superlua dá espetáculo no céu de Porto Alegre

Satélite da Terra chega à posição mais próxima dos últimos 68 anos

Correio do Povo

Satélite da Terra chega à posição mais próxima dos últimos 68 anos

publicidade

O forte brilho da "superlua" atrai o mundo todo para janelas, sacadas e, claro, para o céu aberto nesta segunda-feira. O satélite da Terra se encontra no ponto de maior aproximação dos últimos 68 anos, o que desperta a curiosidade em todos os cantos, seja em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, ou no resto do planeta.

Na média, a Lua orbita no entorno da Terra a uma distância de 384,4 mil quilômetros, conforme a Nasa. Em Novembro, contudo, se aproximou em sua trajetória elíptica a 356.508 quilômetros.

Em números, ainda é muito longe, mas esse "fininho" da Lua sobre a Terra é observável a olho nu. O satélite aparece 14% maior e 30% mais brilhante. O ponto de maior aproximação ocorreu às 21h20min, mas ela só ficará totalmente cheia à 0h20min da madrugada de terça.

Na Capital, a revisora Lígia Halmenschlager chegou cedo ao terraço para acompanhar a superlua ao som de “Hallelujah” do compositor Leonardo Cohen. “Vim preparada para ver um espetáculo. Toquei a música três vezes para acompanhar esse fenômeno”, comentou. A dentista Grasiela De Carli preparou um chimarrão para curtir o Pôr-do-Sol no terraço do prédio e para fotografar a superlua. A corretora de móveis Cinthia Bastian disse que não queria perder por nada o fenômeno.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895