Surto de toxoplasmose em Santa Maria pode ter sido causado pela contaminação da água, diz Ministério da Saúde

Surto de toxoplasmose em Santa Maria pode ter sido causado pela contaminação da água, diz Ministério da Saúde

Afirmação ocorre após Secretaria Estadual da Saúde afirmar que causas ainda eram desconhecidas

Raphaela Suzin

Surto de toxoplasmose em Santa Maria pode ter sido causado pela contaminação da água, diz Ministério da Saúde

publicidade

O Ministério da Saúde afirmou, nesta quinta-feira, que o surto de toxoplasmose em Santa Maria pode ter sido causado pela contaminação da água. A cidade, da região Central do Estado, teve 1.430 casos notificados da doença, sendo 569 deles confirmados em laboratório.

“Uma das conclusões é a possível fonte de infecção pela água. Já foram descartadas outras origens, como consumo de carne suína, frango, carne bovina e frutas. Outros fatores permanecem em análise”, destacou a nota do ministério enviada ao Correio do Povo. A contaminação de hortaliças está entre as possibilidades que não foram descartadas.

Contudo, a forma como pode ter ocorrido a contaminação da água ainda não foi esclarecida. A reportagem entrou em contato com a Corsan, responsável pelo tratamento e distribuição de água na cidade, para esclarecer a possível contaminação. Contudo, a companhia disse que ainda não tem um posicionamento sobre o caso.

A afirmação do Ministério da Saúde ocorre um dia após o próprio secretário estadual de Saúde, Francisco Paz, afirmar que as causas do surto ainda eram desconhecidas.

Confira a íntegra da nota 

"O Ministério da Saúde em conjunto com o governo do Estado e do município investigam a fonte de transmissão do surto de toxoplasmose que ocorreu no município de Santa Maria (RS). Na investigação do caso feita por meio de entrevista com a população, uma das conclusões é a possível fonte de infecção pela água. Já foram descartadas outras origens, como consumo de carne suína, frango, carne bovina e frutas. Outros fatores permanecem em análise.

O Ministério da Saúde informa que tem auxiliado o estado do Rio Grande do Sul e Santa Maria na investigação dos casos, mantendo equipe do EpiSUS no município desde o dia 26 de abril. Os técnicos deixaram o município nesta semana para analisar os dados colhidos na região."


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895