Geral

Tarso faz inspeção antes de anunciar medidas para São Lourenço

Governador visita município atingido pela chuva nesta tarde

Moradores de São Lourenço do Sul contabilizam os estragos devido a enxurrada que arrasou o município
Moradores de São Lourenço do Sul contabilizam os estragos devido a enxurrada que arrasou o município Foto : Pedro Revillion
O governador Tarso Genro chegou pouco depois das 15h desta sexta-feira a São Lourenço do Sul, município no Sul do Estado atingido por uma forte enxurrada entre quarta e quinta-feira. O governador estava acompanhado do vice, Beto Grill, do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde. Eles inspecionarão as áreas mais atingidas da cidade antes de anunciar medidas para a região, onde sete pessoas morreram.

• Leia mais notícias sobre a chuva em São Lourenço do Sul

Tarso disse ainda que recebeu um telefonema da presidente Dilma Rousseff mais cedo, na qual ela transmitiu sua solidariedade às famílias atingidas e colocou o governo federal à disposição para auxiliar os municípios. Além de São Lourenço, tiveram prejuízos Turuçu e Rio Grande, também na região Sul do Estado.

Tarso destacou a “intervenção forte” do governo do Estado desde o início dos primeiros problemas, com apoio da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Ele disse ainda que reuniu-se com o presidente do Banrisul, Rubens Bordini, para definir as formas de apoio financeiro que serão destinadas aos municípios.

Após enxurrada, dia é de reconstrução em São Lourenço do Sul hoje| Foto: Pedro Revillion

No final da manhã deste sexta, a Brigada Militar localizou o corpo de Raul Edermann Estreito Júnior, 12 anos, em São Lourenço do Sul. Ele é a sétima vítima fatal confirmada pela Brigada Militar (BM) por causa das fortes chuvas que assolaram a região na madrugada. Conforme a BM, uma pessoa continua desaparecida.

Pouco mais de 24 horas após a enxurrada no município, os moradores já começaram a retornar para suas casas, mas contabilizam os estragos – em algumas residências a altura da água chegou a 2,7 metros. Há muita lama nas ruas. Com o alto nível dos arroios, alguns barcos pesqueiros chegaram a ser levados para a Lagoa dos Patos pela força da enxurrada, passando por cima de casas.

Bookmark and Share