Teleoftalmo agiliza diagnóstico e conta com oito consultórios remotos no RS

Teleoftalmo agiliza diagnóstico e conta com oito consultórios remotos no RS

Iniciativa teve investimento de mais de R$ 10 milhões e irá abranger mais seis cidades

Correio do Povo

Teleoftalmo agiliza diagnóstico e conta com oito consultórios remotos no Rio Grande do Sul

publicidade

Com um investimento de mais de R$ 10 milhões, o Rio Grande do Sul contará com oito consultórios remotos para tornar mais rápido o diagnóstico oftalmológico e, consequentemente, reduzir a fila de espera Com estes objetivos, o projeto Teleoftalmo - Olhar Gaúcho foi lançado nesta segunda-feira no Hospital Restinga e Extremo-Sul, que contará com as duas unidades instaladas em Porto Alegre. Além da Capital, receberão a iniciativa as cidades de Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Santa Rosa. 

Com o Teleoftalmologia, os médicos que trabalham em postos e unidades básicas de saúde vão ter a possibilidade de solicitar a avaliação oftalmológica através de uma plataforma on-line e a equipe do TelessaúdeRS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) entra em contato com o paciente para a marcação de exame. A avaliação é feita à distância pelo oftalmologista, com exame síncrono, no qual o médico comanda o equipamento enquanto acompanha o que acontece nas salas por câmera robotizada de alta resolução. Em seguida, o profissional emite um laudo e envia ao médico responsável pelo primeiro atendimento. Neste documento ficam as orientações de tratamento no serviço público de saúde ou o encaminhamento para o especialista e, caso seja necessário, o paciente recebe uma prescrição de óculo, confeccionados gratuitamente.


" target="_blank">iframe>


“Este é um serviço inovador e também é fruto de um trabalho conjunto. Eu acredito que quem ganha mais com esse esforço é a comunidade”, disse o governador José Ivo Sartori. O projeto integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e é resultado de parceria do governo estadual, Ministério da Saúde, Hospital Moinhos de Vento, TelessaúdeRS-Ufrgs e prefeituras. O Rio Grande do Sul entra com o TelessaúdeRS, a contratação dos oftalmologistas e a mediação com as cidades para a instalação dos consultórios remotos, que terão uma capacidade de 500 atendimentos por mês, cada um.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895