Telescópio Hubble detecta galáxias mais antiga já vista

Telescópio Hubble detecta galáxias mais antiga já vista

Formação de estrelas foi identificada 380 milhões após o nascimento do Universo

AFP

Pontos tênues destacados na foto do Hubble indicam galáxias antigas

publicidade

O telescópio espacial Hubble detectou galáxias primitivas formadas há mais de 13 bilhões de anos, pouco depois do Big Bang. As observações, efetuadas no limite da capacidade do telescópio, durante seis semanas, permitiram descobrir sete novas galáxias, uma delas pode ser a mais antiga já observada com 13,3 bilhões de anos.

"Foi uma campanha de observação muito ambiciosa, pudemos remontar até poucos milhões de anos depois do Big Bang. Neste momento, o Universo não tinha mais que 3% de sua idade atual", explicou em uma entrevista coletiva Richard Ellis, astrofísico do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, que participou do estudo. "A mais antiga data de 380 milhões de anos após o Big Bang", acrescentou Abraham Loeb, do departamento de astronomia da Universidade de Harvard.

A idade estimada do Universo é de 13,7 bilhões de anos. Quanto mais longe os cientistas observarem, mais podem aprender sobre o que ocorreu depois do nascimento do cosmos. "Observar estas primeiras galáxias permite aprender muito sobre as condições dos primeiros momentos após o Big Bang e aprender muitas coisas sobre nossas origens. Estas são as pesquisas arqueológicas mais antigas da que dispomos sobre as origens do Universo", acrescentou.

Os cientistas aguardam o lançamento do telescópio espacial James Webb, nos próximos anos. O novo instrumento, com capacidade muito superiores à do Hubble, possibiltarão chegar a limites jamais vistos na pesquisa espacial.

 

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895