Temor protela inscrição de casais gays em casamento coletivo em CTG de Livramento

Temor protela inscrição de casais gays em casamento coletivo em CTG de Livramento

Um casal de homens e três de mulheres homossexuais mostraram interesse na celebração

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

publicidade

Quatro casais homossexuais manifestaram interesse em participar do casamento coletivo marcado para ocorrer em setembro dentro do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinela do Planalto, de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. O temor pelo preconceito, no entanto, protela as inscrições, segundo explica a juíza da Vara de Família, Carine Labres, que dirige o projeto na cidade.

Os interessados, contou a magistrada, são três casais de mulheres e um formado por homens. O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) afirmou não reconhecer o espaço como sendo um CTG. O patrão do centro de tradições, Gilbert Gisler, garante que a instituição é afiliada, apesar de ter uma dívida financeira com a entidade representativa.

A magistrada criticou a posição do MTG. “Se eles aceitam o casamento de heterossexuais, por que não aceitar o de homossexuais também, uma vez que isso já é um direito reconhecido até mesmo pelo Supremo Tribunal Federal?”, questionou a juíza.

Em entrevista à Rádio Guaíba, o presidente do MTG, Manoelito Savaris, disse que dentro do centro de tradições o “homem deve se comportar como homem e a mulher, como mulher”. A juíza alegou nesta quinta-feira, que o movimento precisa entender que se trata de um direito garantido e aceitar a evolução. “Eu gostaria de ver… um avançar no interpretar essas situações”, comentou.

O casamento coletivo está marcado para o dia 13 de setembro.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895