Temperaturas em Porto Alegre atingem níveis históricos

Temperaturas em Porto Alegre atingem níveis históricos

AccuWeather situa a Capital como o ponto mais quente do planeta entre ontem e hoje

Calor castigou Porto Alegre nesta quarta-feira

publicidade

O dia de hoje ficará registrado como um dos dias mais quentes já testemunhados na história da Capital. A maior temperatura registrada foi de 41,3ºC, marca observada na estação da MetSul Meteorologia e do Sistema Metroclima da Prefeitura do bairro Menino Deus por volta das 17h30min. Porto Alegre também ganhou destaque mundial: segundo a AccuWeather, uma das maiores empresas de meteorologia do mundo, o ponto mais quente do planeta, entre ontem e hoje, está situado em Porto Alegre.

A temperatura registrada é superior ao recorde de calor de todos os tempos da cidade de 40,7ºC, de 1º de janeiro de 1943, desde o início das observações de 1910. A MetSul Meteorologia não considera, contudo, que o registro de hoje de 41,3ºC possa se revestir do caráter de recorde de máxima de 100 anos na Capital , uma vez que a medição foi feita em estação meteorológica recente e instalada há apenas dois anos.

Durante grande parte desta quarta-feira, a hashtag #fornoalegre, utilizada pelos usuários do Twitter para indicar tópicos relacionados ao calor em Porto Alegre, esteve presente nos Trend Topics no Brasil, que é a lista de assuntos mais comentados da ferramenta de rede social.

Máximas de hoje em Porto Alegre

Duas das cinco estações do Sistema Metroclima acusaram máximas superiores a 40ºC nesta quarta-feira. Em grande parte da Capital, as máximas ficaram próximas ou acima desta marca. Mesmo em Belém Novo, que é zona rural, local que no inverno passado chegou a registrar marcas abaixo de zero, a máxima encostou nos 40ºC.

- Menino Deus: 41,3ºC
- Avenida Sertório: 40,5ºC
- Aeroporto Salgado Filho (Aeronáutica): 39,0º C
- Belém Novo: 39,7ºC
- Moinhos de Vento: 38,9ºC
- Jardim Botânico (Inmet-Automática): 38,5ºC
- Jardim Botânico (Inmet-Convencional): 38,1ºC
- Lomba do Pinheiro: 37,6ºC

Madrugada de quarta-feira também foi quente

Porto Alegre registrou nesta quarta-feira a madrugada mais quente já observada na cidade desde o início das medições em 1909. A mínima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico foi de 27,9ºC, superando os 26,6ºC de 20 de dezembro de 1997 e os 26,9ºC de 29 de janeiro de 1933. No Centro da Capital, digitais de rua chegavam a marcar 34ºC nos primeiros minutos do dia na Rua dos Andradas devido ao efeito da ilha de calor urbano.

Campo Bom

Campo Bom teve nesta quarta-feira a madrugada mais quente em fevereiro desde que iniciadas as medições em 1984. A mínima foi de 25,6ºC, acima do recorde anterior de 24,5ºC de 21 de fevereiro de 1992. O recorde de mínima mais alta, contudo, segue sendo de 26,1ºC, marca observada em 11 de janeiro de 2006. Durante o dia, máximo em Campo Bom chegou a 40,1ºC na estação do Inmet, a maior já registrada em fevereiro na cidade em 25 anos.

Energia elétrica

O forte calor desta quarta-feira teve um novo recorde de demanda de energia na concessionária. Diversos bairros ficaram sem luz durante a tarde. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) normalizou o fornecimento de energia elétrica em Porto Alegre. De acordo com a Companhia, aproximadamente 5 mil clientes foram afetados. Os últimos que tiveram o sistema restabelecido foram os da avenida Plínio Brasil Milano, entre as ruas Carlos Trein Filho e Augusto Meyer. Também foi normalizado o fornecimento de luz na rede de sinaleiras da avenida Protásio Alves, entre a Santa Isabel e a Teixeira Mendes.

O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, informou nesta tarde que a carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) bateu novo recorde hoje, atingido o pico de 70.170 megawatts (MW).

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895