Temporais castigam o Estado e rio Caí volta a transbordar

Temporais castigam o Estado e rio Caí volta a transbordar

População é retirada de casa em São Sebastião do Caí, e granizo assusta em Frederico Westphalen

Correio do Povo e MetSul

Um forte temporal com queda de granizo, que durou 15min, danificou a cobertura de grande número de residências em Frederico Westphalen

publicidade

Fortes temporais atingiram a maioria das regiões gaúchas no final desta segunda-feira. Nuvens carregadas provocaram chuva intensa e granizo em vários pontos do Centro, Oeste e Norte do Estado. O Rio Caí voltou a transbordar. No fim da noite, o coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí, Jonas Wust, já trabalhava na remoção da população ribeirinha para abrigos.

Às 23h40, o Caí estava com uma profundidade de 10m50cm em São Sebastião, onde o normal é 1m. Jonas Wust acredita que o nível pode chegar a 13m nesta terça-feira. A MetSul Meteorologia alerta para a continuidade dos temporais em grande parte do Estado durante esta terça-feira, principalmente na madrugada, com chuva intensa em vários pontos, muitos raios e queda localizada de granizo. Outros rios podem transbordar. Há risco de alagamentos.

Durante a noite, já havia registros de queda de granizo em Uruguaiana, Santa Maria Ijuí e Frederico Westphalen, dentre outros municípios. Não se descarta pedras de gelo de grandes proporções em pontos localizados. Um forte temporal com queda de granizo, às 22h30min desta segunda-feira, que durou 15 minutos, danificou a cobertura de grande número de residências em Frederico Westphalen, no Médio Uruguai. O gelo se acumulou pelas ruas da cidade, centro e bairros. O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 100 chamadas de moradores que pediam socorro. As telhas de cimento amianto foram perfuradas pelas pedras de gelo.

 De acordo com o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, a instabilidade sobre o Estado ganhou muita força a partir do fim da tarde e do início da noite. As nuvens carregadas que avançam do Centro e do Oeste do Estado em direção à região de Porto Alegre são as mesmas que produziram chuva forte a intensa e granizo à noite no interior do Estado. Haverá muitos raios. O vento pode soprar ocasionalmente com rajadas fortes.

Durante o dia de terça, o tempo segue instável na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, mas começa a melhorar pelo Sul e o Oeste, onde o sol já aparece. No Leste e no Norte do Estado, a instabilidade predomina ao longo de grande parte do dia. A temperatura cairá um pouco, mas será amena.

Tempo deve firmar na quarta-feira

Áreas de instabilidade associadas ao ar tropical quente e úmido provocaram chuva forte e temporais, que tiveram início ainda na noite de domingo, com granizo em vários pontos e muitas descargas elétricas. A precipitação mais expressiva de granizo ocorreu em Cambará do Sul, onde o gelo acumulou.

Choveu forte em vários pontos do Centro e do Norte do Estado. Até o começo da noite, a precipitação superava 110 mm no Vale do Taquari, 70 mm em Carazinho e 50 mm no Vale do Sinos. Há o risco de cheia de rios, dentre eles o Taquari e o Sinos, mas que não deve ser tão graves como duas semanas atrás.

O ar quente, que provocou máximas de 29,6ºC em Santa Rosa e 29,6ºC em São Borja, ainda alimenta a instabilidade na primeira metade desta terça, o que traz chuva forte e temporais do Centro para o Norte do Estado. Na quarta, com ingresso de ar mais seco e ameno, a temperatura baixa na maioria das regiões, mas volta a subir no final da semana com calor sexta e sábado.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895