Temporal alaga mais de 20 ruas em Porto Alegre

Temporal alaga mais de 20 ruas em Porto Alegre

Na Cidade Baixa, choveu mais da metade da média histórica do mês apenas no fim desta tarde

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Temporal atingiu Porto Alegre no fim da tarde desta sexta-feira

publicidade

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou mais de 20 pontos de alagamento causados pelo forte temporal que atingiu Porto Alegre a partir das 17h30min desta sexta-feira. A forte chuva durou cerca de 20 minutos, mas foi suficiente provocar grandes transtornos na Capital. Por volta das 19h, a situação já começava a se normalizar. 

Conforme a MetSul Meteorologia, choveumais da metade da média histórica para o mês de maio em Porto Alegre (94,6 mm) apenas no bairro Cidade Baixa, onde caíram 55 mm de chuva. O início da noite de sexta na Rua da República serviu para os moradores começarem a limpar a sujeira causada. No Partenon, o acumulado foi de 40 mm; no Cristal, 39 mm; no São João, 37 mm, e na Restinga, 20 mm.

A forte tormenta chegou a ser acompanhada por granizo em alguns pontos, como no bairro Menino Deus – um dos locais mais afetados pela chuva. Lá, o cruzamento da avenida Praia de Belas com a rua José de Alencar chegou a ser bloqueado devido ao excesso de água na pista. Grandes congestionamentos se formaram na região. A situação só começou a ser normalizada um pouco antes das 19h.

No Centro, grandes áreas de alagamento se formaram na Praça da Alfândega e no Elevado da Conceição, onde veículos passavam com dificuldade. Na Rua dos Andradas, a força dos ventos fez com que galhos de árvores caíssem. 

Às 19h, a Fraport Brasil informava dois voos cancelados, procedentes de Foz do Iguaçu e Curitiba, e dois atrasados. A malha aérea acabou sofrendo desvios no momento da tormenta, obrigando pilotos a desviarem do espaço aéreo da região de Porto Alegre.  

Problemas em duas casas de bombas

Em entrevista para o Set Guaíba, o secretário municipal de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Ramiro Rosário, informou que as casas de bombas funcionaram normalmente, exceto duas delas, que ficaram sem luz: nas imediações da Rótula das Cuias e nos arredores do Paço Municipal – essa última, operando em conjunto com uma estação de bombeamento de esgoto do Dmae.

O secretário acrescentou que equipes extras foram designadas para a limpeza de bueiros e remoção de árvores na região Central. Para o recolhimento de lixo, a Secretaria prioriza bairros não servidos pela coleta em contêineres.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895