Temporal que atingiu Porto Alegre afeta estações de bombeamento de água tratada

Temporal que atingiu Porto Alegre afeta estações de bombeamento de água tratada

Mais de dez bairros tiveram problemas de abastecimento em razão da falta de energia

Claudio Isaías

Zona Norte é uma das áreas que mais sofrem alagamentos em Porto Alegre

publicidade

A chuva forte que atingiu Porto Alegre na noite dessa quarta-feira e começo da manhã desta quinta-feira afetou Estações de Bombeamento de Água Tratada (Ebats) que ficaram paradas devido a falta de energia elétrica. Foram atingidas as unidades Santa Teresa, Vila Santa Rita, Belém Velho, Vila Nova e Vila Monte Cristo na zona Sul. Na zona Leste da cidade, foram os bairros Glória, Cascata, Coronel Aparício Borges, Jardim Cascata, Glorinha, Jardim Carvalho, Boa Vista, Colina do Prado, Jardim Ipê e Nossa Senhora das Graças. Também foram registrados problemas na Ilha das Flores, dos Marinheiros e do Pavão.

Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), a falta de energia elétrica em Porto Alegre prejudicou o abastecimento de água em 16 locais da Capital. Já a Companhai Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informnou que foram registrados falta de luz nos bairros Lomba do Pinheiro, Cavalhada, Belém Velho, Agronomia, Petrópolis, Centro e Cidade Baixa.

Alagamentos em Porto Alegre: Rotina com temporais

A manhã de quinta-feira foi de transtornos no trânsito de Porto Alegre em razão da chuva forte que atingiu a cidade. A instabilidade que começou na quarta-feira à noite e se intensificou por volta das 6h teve reflexos na circulação de veículos, principalmente na zona Norte da Capital.




Na rua São Salvador, no bairro São João, o acúmulo de água na pista impediu que os motoristas pudessem acessar a avenida Sertório. Na rua 25 de julho, no cruzamento com a rua Cerro Azul, no bairro Santa Maria Goretti, na zona Norte da cidade, a água impossibilitou a circulação de carros. Mesmo com a via alagada, alguns motoristas se arriscaram e cruzaram a rua 25 de julho. Em razão do acúmulo de água nas ruas São Salvador e 25 de Julho, os agentes da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) bloquearam as duas vias para o tráfego de automóveis. Os moradores da rua Cerro Largo lembraram que há uma semana as mesmas regiões estavam alagadas por conta da chuva, cena que voltou a se repetir no dia de ontem por conta da instabilidade forte que atingiu a cidade.

Na avenida Nilo Peçanha, na altura do número 2.526, no sentido bairro/Centro, os fiscais de trânsito isolaram o local com dois cavaletes porque o “buraco” na via poderia causar um acidente. Por volta das 6h, uma motorista tentou passar pelo local e não percebeu o buraco em função da água no trecho. O veículo da condutora teve que ser retirado por um caminhão guincho. Já no viaduto da Nilo Peçanha, na avenida Carlos, na Terceira Perimetral, o acúmulo de água no viaduto deixou o trânsito lento. Os agentes da EPTC tiveram que orientar o trânsito na região. Os veículos que trafegavam no sentido Sul/Norte da avenida Carlos Gomes eram obrigados a reduzir a velocidade. O mesmo aconteceu com os motoristas de ônibus que estavam no corredor e pretendiam seguir no sentido Norte/Sul.

Na avenida Bento Gonçalves, na altura do número 3.540, na zona Leste de Porto Alegre, os condutores tiveram que ter muita atenção com um buraco no asfalto. O trecho localizado próximo do quartel do Exército foi sinalizado pela EPTC para evitar acidentes. A chuva da noite de quarta-feira resultou em bloqueios parciais devido a queda de árvores na rua Botafogo, próximo da avenida Praia de Belas, no bairro Menino Deus e na rua Ouro Preto, nas imediações da avenida Sertório, na zona Norte da cidade. Também foram registradas quedas de árvores nas ruas Cristiano Kramer, Cuiabá, Xavier da Cunha, Amapá e parça Antônio Cândido Menezes.

Os agentes da EPTC tiveram que atuar também no trânsito devido aos semáforos que ficaram fora de operação na manhã de ontem na rua Antônio Klinger Filho com avenida Borges de Medeiros, Borges de Medeiros com a rua Aureliano de Figueiredo Pinto, avenida Ipiranga com a avenida Getúlio Vargas e rua dos Andradas com a rua Caldas Júnior.

As sinaleiras ficaram desligadas na rua Fernando Machado com Borges de Medeiros, avenida Assis Brasil próximo da Fiergs, avenida Icaraí com a rua Campos Velho e avenida Diário de Notícias com avenida Guaíba.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895