Termina o 9º Rodeio Nacional Cidade de Porto Alegre

Termina o 9º Rodeio Nacional Cidade de Porto Alegre

Parque da Harmonia foi a casa de laçadores, trovadores e ginetes de todo o país durante quatro dias

Correio do Povo

Público acompanha prova de laço

publicidade

A chuva fina que caiu durante boa parte da tarde deste domingo não afastou o público no último dia do 9º Rodeio Nacional Cidade de Porto Alegre. O evento, realizado desde a quinta-feira, no Parque da Harmonia, reuniu laçadores, trovadores e ginetes de todo o país, que mostraram suas habilidades para milhares de pessoas, que se espalhavam pela arena de provas campeiras, feira de artesanato, praça de alimentação e assistiam às apresentações artísticas no palco central.

Uma das atrações do dia foi o concurso de trova. Na chamada modalidade “Mi maior de gavetão”, o vencedor foi o trovador José Oliveira Estivalet. Conhecido tradicionalista, ele não perde a oportunidade de mostrar sua paixão pelo Rio Grande do Sul. “A trova é uma das mais antigas demonstrações culturais do mundo e, nós gaúchos, mantemos isso vivo em nossas raízes, fazendo com que os nossos jovens conheçam e difundam essa atividade”, disse o campeão. Já na categoria Martelo, o vencedor foi Celso Oliveira.

Na arena, laçadores se revezavam nas provas, acompanhados pela torcida, que se empolgava a cada tiro de laço certeiro. As jovens Anita Soares, de 19 anos, e Ana Cláudia Guimarães, 18 anos, de Gravataí, aproveitaram o domingo para acompanhar as provas e passear na Capital. “Nós sempre viemos no Acampamento Farroupilha, e agora resolvemos visitar o Rodeio, também”, afirmou Anita, que esperava para saber quem seria o vencedor da prova de laço, cuja premiação era um carro zero quilômetro.

Presente ao evento, a secretária estadual da Cultura, Mônica Leal, comemorava o sucesso do rodeio. “É importante incentivar manifestações como estas, que trazem para a Capital pessoas de vários estados e que ajudam a manter acesa a chama do tradicionalismo e da cultura rio-grandense”, destacou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895