Trânsito é complicado na rua Garibaldi no primeiro dia de mudanças por causa do túnel

Trânsito é complicado na rua Garibaldi no primeiro dia de mudanças por causa do túnel

Não é mais permitido estacionar na via

Marjulie Martini / Rádio Guaíba e Correio do Povo

Motoristas evitaram utilizar o Túnel da Conceição para chegar ao Centro

publicidade

O fluxo de carros é intenso e chega a congestionar na rua Garibaldi, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira. Hoje é o primeiro dia útil das mudanças no trânsito provocadas pela obra no Túnel da Conceição. Os motoristas que passarão pelo local, devem sair pelo menos 20 minutos antes de casa.

Alguns carros foram guinchados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), já que não é mais possível estacionar na via, que agora tem sentido inverso, assim como a Santo Antônio. Nessa rua, no entanto, o tráfego foi tranquilo no início do dia.
 
Obras

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), as obras no túnel terão início em 9 de outubro e devem durar 18 meses, nos dois sentidos do local, mas sem bloqueio total. As duas trocas de mão nas ruas Garibaldi e Santo Antônio e as outras mudanças visam garantir rotas alternativas para minimizar os eventuais transtornos que a reforma poderá provocar.

Alternativas

A rua Ernesto Alves cruzará a Farrapos, permitindo ligação entre a região da rodoviária, Cristóvão Colombo e a Santo Antônio. No sentido Centro-bairro, sem a necessidade de passagem pelo túnel, a rota é pela Farrapos, Barros Cassal, Irmão José Otão, com chegada na Sarmento Leite.

Táxis e demais veículos, que utilizam a rodoviária, poderão usar a nova via que ligará a Estação à avenida Voluntários da Pátria, junto ao cruzamento com a Barros Cassal. A partir da João Pessoa, sentido bairro-Centro, será permitida a conversão à esquerda na Loureiro da Silva, sob o Viaduto Dona Leopoldina, acessando a Presidente João Goulart para chegar ao Centro Histórico. Para segurança dos moradores da região próxima ao túnel, foram instalados semáforos nos seguintes cruzamentos: Ernesto Alves com Farrapos, Santo Antônio com Osvaldo Aranha e Barros Cassal com Voluntários da Pátria. Todas as mudanças estão sinalizadas.

No horário de pico - entre 18h30min e 19h30min -, de segunda a sexta-feira, o trecho do túnel chega a registrar 5,6 mil automóveis, principalmente carros e ônibus. Segundo o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, parte desses veículos terá que circular pelas novas rotas. "Temos que encontrar alternativas para pelo menos 2,8 mil veículos."

Ônibus e lotações

As linhas de transporte coletivo que utilizam o túnel não sofrerão mudanças em seus itinerários, já que duas pistas em cada sentido ficarão livres para circulação, nos 18 meses de obras. As linhas C2, C3, T5, TR61/Cristóvão Colombo, 671 Carlos Gomes/Salso e a Lotação Santana terão os itinerários atuais invertidos, seguindo a mudança de mão das ruas por onde passam.

Outras informações podem ser obtidas no site www.novotunel.com.br, no twitter.com/Novo_Tunel ou pelo telefone 118, da EPTC.


 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895