Três municípios decretam situação de emergência

Três municípios decretam situação de emergência

Hulha Negra, Restinga Seca e Santiago sofreram com a queda de granizo na semana passada

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

Cidade sofreu com a queda de granizo na semana passada

publicidade

O prefeito de Hulha Negra, Carlos Renato Machado, decretou nesta segunda-feira situação de emergência em virtrude dos prejuízos com a queda de granizo da última sexta. Conforme Machado, das 895 residências da cidade,  734 tiveram os telhados perfurados.

As pedras de gelo, com tamanhos semelhantes a ovos de galinha, também atingiram a área rural, avariando as coberturas de 59 casas na localidade da Trigolândia, 19 no Assentamento Nova Querência e 18 casas no Assentamento Capivara B, totalizando 9422 telhas destruídas. Os moradores tiveram perdas significativas com produtos eletroeletrônicos, roupas de cama e do vestuário, ainda não calculadas.

Mas além do prejuízo material, o prefeito destaca o abalo psicológico que o temporal causou a população, já que muitas crianças e idosos tiveram que buscar abrigo embaixo de meses e camas para não serem atingidos pelas pedras gigantescas. Machado informou ainda que a Defesa Civil do Estado já ajudou com lonas plásticas para cobrir  as casas, além de 100 cobertores que foram entregues as famílias mais prejudicadas. De acordo com informações da população à Secretaria Municipal de Assistência Social, ainda há famílias que foram atingidas pelo temporal, mas, não recorreram à ajuda do Poder Público.

Restinga Seca decreta emergência e Santiago vai decretar


Em Restinga Seca, o prefeito Tarcizo Bolsan decretou situação de emergência, depois de contabilizar 300 casas danificadas com a força do vento e a chuva de granizo. A Assistência Social do Municipio, com o apoio do Corpo de Bombeiros, distribuiram lonas para as familias que tiveram suas residências danificadas. "Esperamos a chegada de um caminhão de telhas que a Defesa Civil do Estado prometeu", destacou Bolsan. A remessa de brasilit deve sair de Porto Alegre até quinta -feira.

Em Santiago, o prefeito Julio Cesar Viero Ruivo, tem reunião marcada para às 9h desta terça-feira com os integrantes da Defesa Civil do municipio. Na oportunidade, poderá ocorrer a assinatura do decreto de situação de emergência em virtude do temporal.

Pelo cadastramento da coordenação da Defesa Civil, 330 residências foram danificadas. Segundo o coordenador local da Defesa Civil, José Fernando Nascimento, as vilas Bonato, Carlos Humberto, João Evangelita e Rica foram as que mais sofreram com a força do vento e do granizo.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895