Tradicionalistas do Brasil e exterior são homenageados no Palácio Piratini

Tradicionalistas do Brasil e exterior são homenageados no Palácio Piratini

Representantes das tradições gaúchas foram diplomados embaixadores e cônsules honorários

Correio do Povo

Cerimônia valorizou a difusão dos costumes do Estado

publicidade

Gaúchos dirigentes de entidades tradicionalistas do Brasil e do Exterior receberam neste sábado, em cerimônia no Palácio Piratini, diplomas de embaixador e cônsul honorários do Rio Grande do Sul. O governador em exercício, Ranolfo Vieira Júnior, participou da solenidade de entrega do diploma a seis embaixadores, 11 cônsules honorários e duas consulesas honorárias. Eles são integrantes de Movimentos Tradicionalistas Gaúchos (MTG) de estados brasileiros como Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, entre outros, e da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG). 

Ao destacar a importância de preservar a história do Rio Grande do Sul, o governador em exercício afirma que os gaúchos mantêm a tradição viva durante todo ano. "No entanto, tem um momento do ano que é exatamente o mês de setembro, durante a Semana Farroupilha, que isso se acentua de maneira mais forte", destaca. Em seu discurso, o presidente da CBTG, João Ermelino de Mello, salienta a força do tradicionalismo no Brasil, onde existem 2.575 CTGs e 4 mil piquetes. "Ao todo são 6,575 entidades tradicionalistas", calcula. Conforme Mello, são 1,3 milhão de associados, dos quais 40% são jovens e voluntários.

A secretária da Cultura, Beatriz Araújo, disse que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho que os tradicionalista fazem pela preservação da cultura gaúcha e pela difusão dos costumes Brasil afora. "Desde o início do governo, fazemos um trabalho forte na preservação mas também na inclusão", reforça. O movimento tradicionalista deve ser inclusivo, deve estar aberto, deve evoluir de foma que nossos jovens não se afastem do movimento", completa.
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895