Transporte de peças gigantes causa transtornos até a noite entre Triunfo e Canoas

Transporte de peças gigantes causa transtornos até a noite entre Triunfo e Canoas

Depois de passar pela BR 386, veículos seguiram pela BR 116 e perímetro urbano canoense até a Refap

Rádio Guaíba

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Começou pouco antes das 9h e terminou por volta das 21h40min desse sábado o transporte de quatro peças de aço gigantes do Polo Petroquímico de Triunfo até a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, na região Metropolitana. No caminho, alguns veículos estacionados próximos a esquinas das vias por onde passavam atrasaram a chegada à refinaria.

A BR 386 foi a mais prejudicada com trânsito em meia pista no sentido interior–Capital e com vários bloqueios no sentido oposto para a passagem dos veículos de carga em pontos como o viaduto de Nova Santa Rita, onde os caminhões precisaram fazer um desvio por dentro do pátio de uma empresa por volta das 11h30min, em uma operação que levou 40 minutos.

Perto das 14h, os veículos pararam na altura do viaduto da futura BR 448, por 30 minutos, para liberar o fluxo de carros que se dirigiam para Porto Alegre. O trajeto pela via federal entre Montenegro e Canoas foi percorrido até a passagem pela BR 116. Após, as peças seguiram pela rua Argentina, já em Canoas, e ingressaram na avenida Farroupilha, na Ulbra, chegando à rua Antônio Frederico Ozanan, em direção à Refap.

Além de bloqueios no trânsito, o deslocamento exigiu o desligamento das redes de energia e fibra ótica, provocando interrupções temporárias no fornecimento de luz, telefone, internet e TV a cabo nos locais por onde os caminhões passarem. Conforme a direção da empresa responsável pelo transporte, a Darci Pacheco, uma reunião com a Superintendência da PRF definiu a data para o deslocamento em razão da menor movimentação na região devido ao feriado.

Os tanques e vasos cilíndricos de 160 toneladas importados da Itália começaram a ser transportados no dia 29 de setembro, de Rio Grande até Porto Alegre e depois para Triunfo, em duas embarcações. Em seguida, iniciou o transporte terrestre. Essa é considerada a maior operação da história do transporte rodoviário do País em função da altura dos equipamentos, que atinge 8,2 metros. A largura é de 8,4 m e o comprimento 14 m. Inicialmente o deslocamento era previsto para ocorrer na primeira quinzena de setembro, mas foi adiado em função da greve dos auditores da Receita Federal.

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