Transporte hidroviário deve ter início em 2016 no RS

Transporte hidroviário deve ter início em 2016 no RS

Rota incluirá Porto Alegre, Charqueadas, Eldorado do Sul, Triunfo e São Jerônimo pelo Rio Jacuí

Karina Reif

Ainda não estão estimados os custos da implantação do sistema

publicidade

Até 2016, deve começar a operar o transporte hidroviário de passageiros entre Porto Alegre, Charqueadas, Eldorado do Sul, Triunfo e São Jerônimo pelo Rio Jacuí. Esta é uma das nove rotas identificadas no Plano Hidroviário Metropolitano do Rio Grande do Sul apresentado nesta quinta-feira em um seminário sobre o assunto na Capital. O diretor de Incentivo ao Desenvolvimento da Metroplan, Dante Gama Larentis, explicou que após a assinatura do protocolo de intenções entre os municípios, o edital para licitação ficará pronto em 90 dias.

Ainda não estão estimados os custos da implantação do sistema, mas eles poderão ser compartilhados com as concessionárias vencedoras. Uma análise ajudará a definir se a operação será feita por lotes, ou em conjunto. Somente nessa rota, a estimativa de usuários é de aproximadamente 75 mil ao mês. “É uma alternativa ao transporte rodoviário. Não deve substituir o carro, mas colabora para desafogar o trânsito”, destacou.

A soma das novas rotas prevê 29 pontos de atracação na Região Metropolitana. Uma delas é nas proximidades do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. No evento desta quinta-feira, o capitão de fragata Carlos Henrique de Lima Zampieri, da delegacia da Capitania dos Portos de Porto Alegre, disse que, da parte da Marinha, não há impedimento para a implantação do projeto na zona Sul. Os outros roteiros devem funcionar nos rios Gravataí, dos Sinos e no Guaíba. Porém, todos dependem de estudos complementares de demanda e viabilidade.

O diretor superintendente da Metroplan, Oscar Gilberto Escher, observou que o processo de urbanização virou as costas para as alternativas hidroviárias e que agora existe espaço para a exploração do modal. Para a diretora do Departamento de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiza Gomide de Faria, o objetivo do uso de hidrovias é melhorar o deslocamento nas regiões urbanas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895