Travessia hidroviária entre Porto Alegre e Guaíba completa um ano

Travessia hidroviária entre Porto Alegre e Guaíba completa um ano

Catamarã transportou 700 mil passageiros em 10,9 mil viagens

Mauren Xavier / Correio do Povo

Catamarã transportou 700 mil passageiros em 1 ano de funcionamento

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A retomada do serviço de transporte hidroviário entre Porto Alegre e Guaíba completou um ano nesta quarta-feira com resultados a comemorar. No período foram realizadas mais de 10,9 mil viagens, o que resultou no transporte de mais de 700 mil passageiros. Para comemorar o resultado, a CatSul, responsável pelo serviço, já pensa na expansão. “As expectativas eram grandes porque sabíamos que onde o serviço existe é bem recebido”, afirmou o diretor Hugo Fleck.

Ele acredita que entre janeiro e fevereiro de 2013 já estará funcionando a estação junto ao BarraShoppingSul, na zona Sul da Capital. A saída deste ponto até Guaíba encurtará em 10 minutos a viagem, além de colaborar com a melhoria da mobilidade urbana.

O local onde será instalado o pier está em obras. Em função do nível da água, será necessário um recuo maior da margem, de cerca de 30 metros. Mesmo assim, as expectativas são grandes para o início das operações. “O sucesso do catamarã é a sua aceitação pela população. É isso que estamos constatando pelos resultados em Guaíba”, disse Fleck.

Em relação à linha Porto Alegre-Guaíba, ele estima que cerca de 15 mil carros por mês deixam de circular neste trajeto pela opção dos proprietários de utilizar o catamarã.

Segundo o diretor de Operações, Carlos Augusto Bernaud, as integrações de passagens, primeiro com linhas de ônibus em Guaíba e futuramente com o Trensurb, também é um fator que deverá aumentar o interesse por esse modal de transporte.

Atualmente, as viagens são feitas por dois catamarãs, batizados de Ana Terra e Carlos Nobre. Cada um possui capacidade de transportar 120 passageiros. A travessia de 14,5 quilômetros é feita em cerca de 20 minutos. Em um ano de funcionamento apenas uma viagem apresentou atraso de quatro minutos. As quase 11 mil viagens totalizaram percurso de 158.485 quilômetros.

Fleck recordou que a retomada do serviço de transporte hidroviário entre Porto Alegre e Guaíba foi marcada por um impasse cultural e burocrático. “Agora é impossível duvidar que esse serviço ficará estagnado”, falou, destacando que já há projetos para criação de novas rotas e também passeios exclusivamente turísticos. Este ponto, por sinal, afirmou Bernaud, foi o mais surpreendente. “Acreditávamos que haveria interesse pelo visual paisagístico, mas nada comparado à intensa procura que registramos apenas por turistas”, enfatizou.

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