Travessia Torres-Tramandaí reúne quase três mil participantes

Travessia Torres-Tramandaí reúne quase três mil participantes

Rodrigo Cardoso venceu com recorde da prova; no feminino Daniela Santarosa ganhou pela 5ª vez

Marco Aurélio Ruas

Travessia Torres-Tramandaí reúne quase três mil participantes

publicidade

Com recorde, tempo bom e quase três mil participantes, a 13ª edição da Travessia Torres-Tramandaí (TTT) movimentou o Litoral Norte no sábado. O evento, promovido pelo Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa) e Sesc/RS, teve como destaque a participação do ultra maratonista Rodrigo Cardoso. Ele ganhou o TTT pela segunda vez consecutiva e ainda bateu o recorde da prova individual, com o tempo de 6h09m03s – cerca de quatro minutos abaixo do recorde anterior. Na prova feminina, o lugar mais alto do pódio ficou com Daniela Santarosa, que faturou o primeiro lugar pela quinta vez. A largada das provas ocorreu em frente ao Sesc/RS, na avenida Beira Mar de Torres, com a chegada junto ao início da Barra de Imbé, completando os 81,7 quilômetros de travessia.

As provas individuais foram iniciadas às 6h, e a cada meia hora as provas de revezamento, de dupla, quarteto e octeto, também eram iniciadas. Os primeiros competidores cruzaram a linha de chegada pouco depois do meio-dia. Mesmo que as primeiras horas da manhã tenham sido marcadas por períodos de nebulosidade, a prova contou, predominantemente, com a presença do sol e temperatura amena, considerada o ideal pelos competidores. “O recorde comprova que o nível técnico foi bom. Com temperatura amena e umidade baixa, o que influencia muito”, afirmou o diretor da prova e presidente do Corpa, Paulo Silva.

O diretor do evento ainda ressaltou que os problemas ocorridos no ano passado, em relação a falta de água em alguns postos de controle, foram sanados. “Neste ano, colocamos mais postos e mais água”, relatou Silva. Ele também revelou que os organizadores do evento estão avaliando a possibilidade de diminuir a quantidade de corredores para a próxima edição. “A ideia é abrir 2,5 mil inscrições para facilitar a infra-estrutura necessária para o evento”, argumentou. Nesta edição, foram 2.918 participantes.

Muitos corredores vieram de outros Estados somente para a competição. Entretanto, os gaúchos obtiveram mais destaque. Morador de Guaíba, o ultra maratonista Rodrigo Cardoso chegou na prova sem pensar em renovar o título. “Meu pensamente não estava na vitória, eu queria o recorde”, disse. O corredor ainda elogiou as condições do tempo durante a prova. “As condições ajudaram bastante. Como deu maré alta, a areia ficou firme, um asfalto praticamente. Pra quem corre é o ideal. O organização também estava perfeita”, avaliou.

O vencedor também relatou que manteve um treinamento rígido durante o ano. Além da atividade física exigida pela profissão – Rodrigo trabalha nos Correios, entregando cartas de bicicleta -, o gaúcho mantinha a rotina de treino quase todos os dias. “Eu treinei seis dias por semana. Quando descanso ainda faço musculação, então são praticamente sete dias. Eram quase 200 quilômetros de corrida por semana”, contou o ultra maratonista. O próximo objetivo do bicampeão é realizar a TTT em menos de 6h.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895