TRT anula decisão que suspende atividades de frigorífico da JBS em Caxias do Sul
capa

TRT anula decisão que suspende atividades de frigorífico da JBS em Caxias do Sul

Decisão na sexta-feira havia determinado fechamento do frigorífico por 14 dias

Por
Correio do Povo

Decisão foi confirmada pelo TRT nesta terça-feira


publicidade

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) determinou o fim da suspensão das atividades do frigorífico da JBS Ana Rech, em Caxias do Sul, nesta terça-feira. A medida, do desembargador Roger Ballejo Villarinho, da 1º Seção de Dissídios Individuais do TRT, atendeu a pedido da empresa em mandado de segurança impetrado contra a decisão proferida na última sexta-feira pela 6ª Vara do Trabalho de Caxias. 

A liminar em primeiro grau havia determinado suspensão das operações do frigorífico por 14 dias. De acordo com Villarinho, a medida aplicada pela primeira instância foi excessiva. Segundo ele, é preciso analisar com maior profundidade técnica as condições de trabalho da unidade.

O desembargador citou, ainda, dispostivos da Portaria da SES-RS voltada aos frigoríficos. Conforme Villarinho, as normas preveem o afastamento apenas de trabalhadores sintomáticos ou diagnosticados com Covid-19. 

Apesar do fim da suspensão das atividades, outras determinações da decisão de primeiro grau estão mantidos, inclusive porque não foram contestados pela JBS no mandado de segurança. É o caso da apresentação aos médicos do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra) de todos os prontuários e exames da unidade; do afastamento de todos os funcionários e terceirizados pertencentes a grupo de risco; e da realização de testes de detecção do coronavírus em empregados da unidade, com os resultados devendo ser disponibilizados aos médicos do Cerest/Serra.

A decisão do desembargador é liminar. Ela ainda precisa ser apreciada pelo colegiado da 1ª SDI do TRT, em sessão ainda a ser definida.


Confira a nota da empresa na íntegra:

“A JBS confirma a decisão e informa que, conforme acordado com a Vigilância Sanitária do município de Caxias do Sul (RS) e Secretaria Municipal de Saúde, a empresa vai realizar a triagem e testes em 100% dos seus colaboradores a partir de amanhã, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, e que será acompanhada pelo Cerest/Serra, Vigilância Sanitária Municipal e a Secretaria da Saude. Adicionalmente, também de acordo com os entendimentos realizados com os órgãos municipais, a unidade de Ana Rech irá realizar a desinfecção total na unidade e arredores neste final de semana e fará a retomada das operações na próxima segunda-feira, dia 15 de junho.”