"UFCSPA Acolhe" deve superar meta de visitantes em nova edição
capa

"UFCSPA Acolhe" deve superar meta de visitantes em nova edição

Iniciativa conta com demonstrações de reações químicas e apresentação do coral da universidade

Por
Correio do Povo

UFCSPA Acolhe deve superar meta de visitantes em nova edição

publicidade

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre espera superar a meta de visitantes durante a realização do “UFCSPA Acolhe” em todas as suas instalações entre 9h e 17h de sábado. A primeira edição da iniciativa, ocorrida em maio no ano passado, atraiu mais de mil pessoas. A reitora Lúcia Pellanda destacou que o objetivo foi “abrir a universidade’ à comunidade que pode conhecer de perto as atividades desenvolvidas pelos 16 cursos de gradução e 12 cursos de pós-graduação por cerca de 5 mil alunos e 340 professores com apoio de 200 funcionários.

“Quem quer ser aluno pode conhecer todos os cursos, então o pessoal do ensino médio vem muito. As crianças também pois tem muitas atividades para elas. Queremos mostrar o que a gente faz e que influencia a vida das pessoas”, afirmou Lúcia, recordando que muitos dos jovens visitantes acabam descobrindo as vocações profissionais e tornam-se alunos da instituição.

Entre as atrações do “UFCSPA Acolhe”, a reitoria Lúcia Pellanda constatou que o público gostou muito de assistir as demonstrações de reações químicas, experimentar a realidade virtual, assistir a atuação dos doutores palhaços e apresentação do coral da universidade. Os visitantes receberam material institucional, pirulitos e brindes, entre outros. “Teve mais de 70 atividades”, calculou.

O público teve contato com ações relacionadas ao cuidado e promoção da saúde, como por exemplo orientações para prevenção do câncer, oficinas de estética facial, atividades culinárias, dicas de utilização de plantas medicinais, aulas de primeiros socorros, entre outras. Fundada em março de 1961 na rua Sarmento Leite, 245, a UFCSPA nasceu com o nome de Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre.

A instituição foi federalizada em 1980, sendo denominada de Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Em janeiro de 2008 tornou-se então Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre com a sigla UFCSPA. “Estamos comemorando 10 anos”, enfatizou a reitora Lúcia Pellanda. A instituição possui cursos de graduação, pós-graduação stricto e lato sensu e programas e áreas de atuação em residência médica. O quadro profissional é de 86% dos professores com mestrado e doutorado. Em indicadores de avaliação de qualidade de ensino do Ministério da Educação, a UFCSPA obteve alta qualificação, apresentando resultados destacados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Índice Geral de Cursos (IGC).