União Geral dos Trabalhadores lança em Porto Alegre cartilha sobre direitos trabalhistas

União Geral dos Trabalhadores lança em Porto Alegre cartilha sobre direitos trabalhistas

Distribuição do material e conscientização da legislação brasileira ocorreu junto aos trabalhadores do McDonald’s

Cláudio Isaías

Ricardo Patah, presidente da UGT, participou do lançamento da cartilha "Sem Direitos Não é Legal - Práticas discriminatórias no trabalho"

publicidade

A direção nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) está percorrendo o Brasil para debater com as regionais temas como o desemprego, a pandemia e os ataques à democracia pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Na manhã desta quinta-feira, o presidente da UGT, Ricardo Patah, esteve reunido com a coordenação gaúcha do sindicato, em Porto Alegre, para discutir a conjuntura política e as perspectivas para 2022.

Na Capital, além dos encontro com os sindicalistas, Patah participou do lançamento da cartilha "Sem Direitos Não é Legal - Práticas discriminatórias no trabalho". O material é guia prático para identificar ações de abuso sexual, racismo e LGBTQIA+fobia no ambiente de trabalho.

A entidade realizou atos de conscientização dos direitos trabalhaistas junto aos trabalhadores do McDonald’s em Porto Alegre. Ele realizou a distribuição de material contra práticas abusivas e de proteção contra a Covid-19.

Os dirigentes sindicais realizaram duas manifestações para conscientizar os funcionários do McDonald’s contra abusos cometidos pela empresa, como assédio sexual e moral, racismo e LGBTQIA+fobia. Os atos ocorreram nas unidades da rua dos Andradas, 1001, no bairro Centro Histórico, e na rua 24 de Outubro, no bairro Moinhos de Vento. Durante os protestos, foram distribuídos kits com álcool em gel, máscaras e materiais informativos.

No final de junho, o Ministério Público do Trabalho (MPT) determinou a abertura de inquérito civil para apurar denúncias de assédio sexual, assédio moral e racismo de trabalhadores contra o McDonald’s do Brasil. A decisão foi tomada pela Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região, em São Paulo, que em despacho apontou a requisição de documentos e informações, depoimentos, certidões, perícias e demais diligências para análise e posterior apresentação de uma ação civil pública para apurar as responsabilidades da empresa. A denúncia contra a empresa foi apresentada pela União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Sobre a campanha

A campanha “Sem Direitos Não É Legal” faz parte de uma iniciativa global pelos direitos dos trabalhadores do McDonald's, que se concentra nas violações às leis brasileiras, práticas anticoncorrenciais de “social dumping” e desrespeito contínuo aos direitos trabalhistas básicos. A campanha luta por mais segurança no trabalho, no caso específico, as redes de fast-food; fim do acúmulo de funções, pagamento de insalubridade e combate ao assédio sexual e moral, ao racismo e à LGBTQIA+fobia.

A iniciativa conta com o apoio das centrais sindicais UGT, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e apoio e conexão global com a União Internacional dos Trabalhadores da Alimentação (UITA) e com o sindicato norte-americano SEIU - Service Employees International Union.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895