Universidade Feevale e Hospital Mãe de Deus assinam acordo de cooperação em Porto Alegre

Universidade Feevale e Hospital Mãe de Deus assinam acordo de cooperação em Porto Alegre

Documento visa ampliar ações de ensino, pesquisa e, sobretudo, inovação

Felipe Faleiro

Representantes das duas instituições em um evento no auditório do hospital

publicidade

Um grande acordo de cooperação foi assinado na manhã desta terça-feira pela Universidade Feevale e pelo Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. O documento, assinado por representantes das duas instituições em um evento no auditório do hospital, visa ampliar ações de ensino, pesquisa e, sobretudo, inovação. São diversas ações compartilhadas, em uma iniciativa que, nas palavras dos membros de ambos os corpos diretivos, traz diversas vantagens em potencial, além de grande expertise técnica e acadêmica relacionadas.

No ato de assinatura, estiveram presentes a diretora-presidente da Associação Educadora São Carlos (Aesc), mantenedora do Mãe de Deus, Irmã Lucia Boniatti, o presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, Marcelo Clark Alves, o reitor da Feevale, Cleber Prodanov, além de gestores dos dois locais. “É de suma importância este acordo, porque é a reunião de duas instituições, onde ambos buscam a inovação e o desenvolvimento das necessidades dos dias de hoje”, disse Lucia.

A assinatura foi marcada por muito júbilo por parte dos presentes, e a sensação foi de que, haverá a ampliação de qualidade da oferta de serviços disponíveis, além de que a universidade poderá proporcionar a base científica, e o hospital, um local de aplicação do conhecimento e fazer uma integração mais consolidada de sua aprendizagem. Startups e negócios diversos na área da Saúde, incubados no Feevale Techpark e nas unidades do Hub One, em Novo Hamburgo e Porto Alegre, também poderão usufruir plenamente desta parceria.

A Feevale poderá propor o credenciamento de professores do curso de Medicina, recente na instituição e cujos primeiros formandos serão graduados em 2023, para atuarem no corpo clínico do Mãe de Deus. O hospital, por sua vez, poderá disponibilizar médicos de sua equipe para atuarem como docentes em cursos de pós-graduação lato sensu, como MBAs e especializações, sob determinadas condições. Pesquisas em diagnóstico também serão desenvolvidas em conjunto, em áreas como diabetes, obesidade, oncologia e cardiovascular, assim como estágios.

“É um orgulho para nós assinarmos esta parceria. Ganha a comunidade, ganhamos todos. O Mãe de Deus já é referência em saúde, assim como referência em educação, e temos trabalhado cada dia mais para aprimorar nosso ensino, buscando a qualificação dos nossos alunos e professores. Educação e saúde, juntos, são fundamentais para que tenhamos profissionais de qualidade no futuro”, afirmou Clark Alves.

Já Prodanov destacou que todos os cursos das áreas médicas, como Enfermagem, Farmácia, entre outros, também poderão utilizar destes benefícios. “Estamos olhando para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Acredito que esta é uma aliança estratégica para ambas as organizações, juntando a inovação e a formação de pessoas. A inovação sempre deve estar à frente dos nossos trabalhos. A partir dos problemas que existem no complexo hospitalar, poderão ser desenvolvidas soluções por meio de empresas que nasçam dos nossos alunos, professores e médicos”, salientou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895