Usina do Gasômetro reabre para a população

Usina do Gasômetro reabre para a população

Após quase um mês de interdição, centro cultural passou por reformas

Karina Reif / Correio do Povo

Centro cultural recebe cerca de um milhão de visitantes por ano

publicidade

Após quase um mês de interdição, a Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, voltou a ser aberta ao público às 9h desta quinta-feira. O local foi fechado no dia 14 de dezembro por falta de equipamentos contra incêndios. Na semana passada, o Corpo de Bombeiros já havia aprovado adequações no Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) e, com isso, o poder Judiciário aprovou a reabertura.

Segundo Mirela Zanona, que faz parte da direção da usina, o prédio começou a ser limpo na quarta-feira, quando os funcionários puderam voltar. “As coordenadorias estavam funcionando em outros espaços da prefeitura, como o Paço Municipal”, disse. A partir de agora, a programação será retomada, com alguns atrasos. Uma das atividades que seguirão ocorrendo no local é o Porto Verão Alegre.

A Usina do Gasômetro recebe cerca de um milhão de pessoas por ano. Aproximadamente três mil por dia deixaram de visitar o local em razão do fechamento. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Sergius Gonzaga, 20 pessoas foram treinadas para o combate a possíveis focos de fogo na Usina, seguindo orientação dos Bombeiros. O PPCI da Usina do Gasômetro foi implantado em 2009.

Já no Complexo Cultural do Porto Seco, que também foi lacrado por não atender a exigências contra incêndios, estão sendo realizados trabalhos de recuperação e de adequação. Pelo menos 40 funcionários receberam treinamento. Segundo a Secretaria Municipal da Cultura, o Carnaval 2012 não será prejudicado.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895