Geral

Uso de rapel na limpeza da fachada da Fundação Iberê Camargo chama atenção

Ação de higienização do prédio vai até este sábado em Porto Alegre

Rapel é usado em limpeza da Fundação Iberê Camargo
Rapel é usado em limpeza da Fundação Iberê Camargo Foto : Guilherme Testa
A primeira etapa da limpeza da fachada da Fundação Iberê Camargo (FIC) foi finalizada na tarde desta sexta-feira. Desde segunda, a equipe da FIC atendeu a pedidos da comunidade, que insistiam para que a fachada do museu fosse higienizada, pois estava muito suja. A equipe da FIC entendeu que a limpeza simboliza um presente para Porto Alegre.

Para registrar o processo, que contou com profissionais praticando rapel para realização do serviço, a FIC lançou um desafio: quem passasse pelo local durante o período, deveria postar uma foto nas redes sociais, marcando a Fundação. O desafio está valendo até a noite deste sábado.



Cinco profissionais da fotografia são os jurados, que irão avaliar os melhores registros. O vencedor será premiado com uma visita mediada às exposições da Fundação (na qual poderá levar convidados), um conjunto de publicações da FIC e um dia especial para assumir a conta do Instagram da FIC por um dia.

Diversas pessoas que passaram em frente à FIC durante o período de limpeza da fachada, acharam o uso do rapel curioso. Muitas entravam na sede da Fundação para elogiar a iniciativa e também aproveitaram para registrar o momento, relativamente raro. Desde 2014 a fachada da Fundação não passava por um processo intenso de limpeza. Como o edifício é branco, a sujeira fica bastante evidente com o passar do tempo.

Por estar localizada em frente ao Guaíba, a FIC acaba sendo bastante frequentada e é prestigiada, junto ao pôr-do-sol. Um dos principais objetivos do desafio foi contar com a participação da comunidade para divulgar a ação.