Uso do cartão TRI gera dúvidas entre passageiros de lotações

Uso do cartão TRI gera dúvidas entre passageiros de lotações

Bilhetagem eletrônica foi implantada na linha Menino Deus, em Porto Alegre

Mauren Xavier / Correio do Povo

Expectativa é que até o final do mês, as 29 linhas de lotações da Capital aceitem o cartão TRI

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Com dúvidas, mas muito interesse, passageiros da linha de lotação Menino Deus, em Porto Alegre, passaram a ter desde a manhã desta segunda-feira a possibilidade de fazer o pagamento da tarifa com o cartão TRI. A iniciativa traz comodidade aos usuários, já que evita a utilização de dinheiro em espécie. Além disso, oferece mais segurança aos motoristas, que não precisam ficar na posse de valores altos.

Mesmo assim, muitos passageiros tiveram dúvidas e até desconheciam a possibilidade de utilizar o cartão. “Quando viram a máquina ficaram surpresos e queriam saber como utilizar o cartão”, contou o motorista Fernando Flores, que trabalha há 25 anos dirigindo lotações. Segundo ele, a expectativa é que o cartão TRI ganhe mais adeptos, conforme a divulgação aumente entre os usuários.

A linha Menino Deus foi a primeira a ter o serviço implantado nos 12 veículos que fazem o trajeto entre a rua Correa Lima, no Morro Santa Teresa, e a avenida Borges de Medeiros, no Centro. A expectativa é de que no próximo mês todas as 29 linhas das lotações da Capital já ofereçam o serviço.

Uma das principais dúvidas sobre o uso do cartão é em relação ao passe antecipado. Não serão aceitos os créditos de vale-transporte, TRI Escolar e isentos. A legislação ainda não autoriza. “Quando viram o equipamento, passageiros tentaram utilizar de maneira equivocado porque não sabiam desta restrição”, contou o motorista.

No passe antecipado o usuário deve colocar os créditos necessários no seu TRI, que pode ser o mesmo do Escolar ou Vale-transporte. Quem não tiver deverá adquirir o cartão. O documento pode ser feito em alguns locais pré-definidos (confira abaixo) após cadastro e a apresentação do CPF, carteira de identidade e um comprovante de residência.

O sistema é gerenciado pela Empresa Pública de transportes e Circulação (EPTC) e operacionalizado pela Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), em parceria com a Associação de Transportes de Passageiros (ATP).

Segundo o presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, esse serviço era uma solicitação antiga da população pela sua praticidade. Ele acredita ainda que trará maior segurança ao motorista, que precisará se preocupar menos com receber o valor da passagem e ter que providenciar o troco. Cappellari antecipou que a próxima meta será a integração do transporte seletivo com o catamarã, ônibus e metrô.

Em Porto Alegre há 403 veículos, que estão divididas em 29 linhas de lotação. Diariamente, são realizadas 4.350 viagens, o que resulta no transporte médio de 60 mil pessoas. O valor da tarifa é R$ 4,25.

Informe-se

Locais para fazer o Cartão TRI

Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção da EPTC
Rua Uruguai, 45 – Centro, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30

ATP
Av. Protásio Alves, 3885 – Petrópolis, de segunda a sexta, das 8h30min às 17h30min

Posto Integrado Terminal Triângulo
Av. Assis Brasil – Terminal Triângulo, de segunda a sexta, das 8h30min às 17h30min

Posto Móvel da ATP

Outras informações no Serviço de Atendimento ao Cliente do TRI, fone (51) 3027.9959, das 8h às 18h de segunda à sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Ou pelo FalaPoa, através do telefone 156.

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