Usuários criticam sinalização precária das vias de Porto Alegre

Usuários criticam sinalização precária das vias de Porto Alegre

Transtorno é sentido diariamente em diversas avenidas da Capital

Felipe Samuel

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Entra governo, sai governo, e os problemas enfrentados pelos porto-alegrenses no trânsito seguem os mesmos: vias com sinalização precária das faixas de segurança e divisores de pista ou sem nenhuma sinalização. Quem ganha a vida como motorista de táxi ou de lotação sofre diariamente também com a falta de manutenção no asfalto e ruas e avenidas cheias de buracos.

Na zona Sul, a sinalização é precária em trechos da Pereira Neto, Otto Niemeyer, Cavalhada, Wenceslau Escobar e Teresópolis. Na zona Norte, as avenidas Sertório, Assis Brasil e Baltazar de Oliveira Garcia também apresentam problemas de sinalização e de conservação asfáltica. No bairro Azenha, falta sinalização no cruzamento da avenida Carlos Barbosa com a avenida Azenha, o que provoca transtornos no trânsito.

Na avenida Princesa Isabel, próximo ao Instituto de Cardiologia, o asfalto e a sinalização estão em condições precárias, dificultando a orientação dos motoristas na pista. Os problemas se estendem até o cruzamento com a rua São Luís. O taxista Ademir Vieira Júnior, 49, que atua no ponto da Travessa Escobar com a avenida Otto Niemeyer, afirma que a sinalização é precária em alguns pontos da zona Sul.

No cruzamento das ruas João Mora com a Pereira Neto, o movimento é intenso, especialmente entre 11h e 14h e no início da noite. Durante o dia, por conta do movimento em um restaurante, o fluxo de veículos se intensifica. “A Pereira Neto é uma via estreita. O pessoal chega no ponto da esquina do restaurante, na esquina da João Mora com a Pereira Neto, e estaciona o carro dos dois lado da via. Só que é uma via, além dela ser estreita, que passa ônibus e lotação”, observa.

Vieira Júnior explica que a Pereira Neto é uma via de acesso para a zona Sul, principalmente de quem se desloca a partir da Vila Nova e da Cavalhada. “É propício a acidente, porque os motoristas ficam nervosos porque não conseguem acessar a via”, relata, destacando que inexiste fiscalização da EPTC no local. Outro problema apontado por Vieira Júnior é o cruzamento das avenidas Pereira Neto e Camaquã.

“Ali é complicado, pois é uma via de acesso forte de veículos. Quem se desloca pela avenida Camaquã e tenta acessar a Pereira Neto, principalmente do lado esquerdo, tem duas árvores que atrapalham muito o campo de visão”, observa. Vieira Júnior, que trabalha como taxista desde 1998, observa que a sinalização também reclama da falta de sinalização da avenida Pereira Neto.

“É uma linha de ônibus, com acesso de veículos constante. E sempre tem acidente naquele ponto. Uma sinalização melhor com certeza ajudaria na visibilidade em relação às árvores”, destaca.  Ele salienta que a sinalização da avenida Otto Niemeyer “está bem ruim”. "Tem menos acidente porque tem semáforos e o motorista não consegue andar em velocidade alta”, afirma.

Apesar das obras de melhorias na avenida Cavalhada, ele ressalta que a sinalização é precária. “Devido às obras que foram feitas, em alguns pontos a sinalização não foi refeita, ficou tudo do mesmo jeito”, critica.

Prefeitura diz que elaborou 43 quilômetros de projetos de sinalização

Em nota, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que desde o início do ano elaborou 43 quilômetros de projetos de sinalização e executou 17.240m² de pintura para os trechos onde foram realizados os serviços de conservação padrão, realizados pela DCVU-SMSurb, do Programa de Requalificação de Pavimentos da Prefeitura.

“Em casos em que há uma qualificação asfáltica na região é necessário um tempo de cura do asfalto para, posteriormente, ser executada a sinalização horizontal. Paralelo a isso, a EPTC realiza levantamento das vias que necessitam de projetos de sinalização para a execução de melhorias a serem realizadas durante este segundo semestre”, explica a nota.

Em relação à avenida Otto Niemeyer, a pasta informa que as equipes já iniciaram o trabalho na região que prevê a instalação de 337,5m² de sinalização entre a avenida Cavalhada e Vicente Monteggia. Além desse trecho, está prevista a sinalização da avenida Cavalhada até a Wenceslau Escobar.


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