Usuários têm atendido as restrições no transporte coletivo de Porto Alegre

Usuários têm atendido as restrições no transporte coletivo de Porto Alegre

EPTC informa o ingresso de novas linhas de ônibus e mudanças na oferta de viagens no transporte coletivo na Capital

Sidney de Jesus

Os passageiros seguem atendendo a obrigatoriedade do uso de máscara

publicidade

As restrições do transporte coletivo de Porto Alegre  impostas pela Prefeitura devido à pandemia do Coronavírus, estão sendo cumpridas, tanto pelos usuários de ônibus, quanto pelas empresas de transporte. Os passageiros seguem atendendo a obrigatoriedade do uso de máscara e de ficarem sentados ao viajarem de ônibus na Capital. 

Moradora do bairro Leopoldina, a técnica de enfermagem Marisa Carla de Albuquerque, 29 anos, revela que não presenciou nenhuma desobediência de usuários de ônibus, desde a implantação das restrições. “Pego duas conduções por dia e vejo que as pessoas estão cooperando e entendendo o momento que estamos vivendo. No ônibus todos estão sempre máscara e ninguém viaja em pé”, destaca.

Aguardando seu ônibus no terminal da praça Parobé, no centro, a atendente comercial, Jaqueline de oliveira Langner, 25 anos, afirma que muitos passageiros entram no coletivo sem máscara, mas são repreendidos pelo motorista. “A maioria das pessoas têm obedecido as regras e restrições. O motorista ou cobrador não deixam ninguém embarcar sem máscara ou viajar em pé”, ressalta.

De acordo com a EPTC, no transporte coletivo, ônibus, lotações, táxis e aplicativos a regra tem sido obedecida com a utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI). A determinação atual estabelece como limite do transporte coletivo em veículos comuns, o total do número de assentos mais 20 pessoas em pé, e 30 em pé nos articulados.

A circulação deve ser feita obrigatoriamente com janelas abertas e os idosos não tem mais restrição para circulação no horário de pico. É também obrigatória a disponibilidade de álcool em gel em todos os veículos, assim como higienização dos coletivos. Diariamente a EPTC analisa demanda para realizar ajustes pontuais na oferta. 

Novas linhas de ônibus 

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou o ingresso de novas linhas de ônibus e mudanças na oferta de viagens no transporte coletivo da Capital. A partir de hoje, as novas linhas 189, 2533 e 2543 passarão a operar em dias úteis para melhor atender os usuários. Já a linha 173 terá seu itinerário ampliado e maior oferta de horários. As linhas A31, 429, 621 e 627 também terão nova ampliação em sua oferta de dias úteis, enquanto as linhas 721, 727 e A27 terão alteração em suas tabelas horárias.

Os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo estão disponíveis, em tempo real, na função GPS do aplicativo TRI POA e também no site da EPTC. Os agentes de fiscalização realizam operações diariamente para verificar o cumprimento das tabelas horárias e também das medidas de prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). Os ajustes na oferta são realizados após análises diárias da demanda de passageiros de cada linha. Para que as alterações sejam feitas com uma maior agilidade, os cidadãos devem registrar as demandas com informações de horário e linha pelo número 118. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895