Vacinação a partir de 12 anos contra a Covid-19 volta a ter um grande movimento em Porto Alegre

Vacinação a partir de 12 anos contra a Covid-19 volta a ter um grande movimento em Porto Alegre

Seis postos de saúde realizaram a imunização nos adolescentes com a vacina da Pfizer

Cláudio Isaías

Movimento de vacinação de adolescentes contra a Covid-19 foi intenso na manhã desta sexta-feira

publicidade

A movimentação dos adolescentes de 12 anos ou mais voltou a ser intensa nos seis postos de saúde onde era permitido a realizar nesta sexta-feira a vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre. Os jovens que receberam a primeira dose da Pfizer estavam na companhia dos pais. A aplicação da vacina foi feita nas unidades de saúde Bananeiras, Macedônia, no bairro Restinga; Primeiro de Maio, no bairro Cascata; Rubem Berta, na zona Norte da Capital; na Santo Alfredo, no bairro Partenon; e na Tristeza, na avenida Wenceslau Escobar.

No posto de saúde Bananeiras, na avenida Aparício Borges, na zona Leste da Capital, Amanda Ferreira, 12 anos, que estava com a sua mãe Suzana Ferreira, disse que estava feliz por ser imunizada. Já Renato Mendonça, 12 anos, que foi acompanhado dos pais Jaqueline e Luiz Carlos de Mendonça, afirmou que estava controlando o dia da vacina. "Confesso que estava um pouco ansioso. Deu tudo certo", revelou o adolescente. No mês de outubro, os jovens desta faixa etária farão a segunda dose do imunizante da Pfizer.

Os adolescentes com comorbidades para receber a vacina necessitam apresentar um documento de identidade, um comprovante médico(receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico) e um comprovante de residência em Porto Alegre - que pode ser no nome dos pais ou responsáveis. Também é possível apresentar uma declaração de próprio punho do proprietário da casa, afirmando que o adolescente mora junto na residência, além de um comprovante de residência em nome do proprietário - conta de luz, água ou telefone.

As comorbidades contempladas na vacinação são: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunodeprimidos, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, doença neurológica crônica e diabete Mellitus. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu 4.452 doses da Pfizer que foram destinadas à imunização de adolescentes dos 12 aos 17 anos com comorbidades.

A vacina é o único imunizante contra o coronavírus autorizado para aplicação no grupo pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A priorização deste público na campanha de vacinação foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895