Vacinação contra a Covid-19 será realizada em 45 unidades de saúde neste sábado

Vacinação contra a Covid-19 será realizada em 45 unidades de saúde neste sábado

Terceira dose será oferecida a idosos com 60 anos ou mais que receberam a segunda injeção há seis meses

Cláudio Isaías

publicidade

A primeira dose da vacina contra Covid-19 estará disponível neste sábado para adolescentes a partir de 12 anos ou mais em 45 unidades de saúde de Porto Alegre. Nestes locais, haverá também a aplicação da segunda dose da Coronavac, da AstraZeneca e da Pfizer para pessoas vacinadas até o dia 18 de setembro, 7 e 21 de agosto, respectivamente. A terceira dose será oferecida para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde vacinados com a segunda aplicação até o dia 16 de abril (seis meses) e imunossuprimidos vacinados com a segunda dose até o dia 18 de setembro (28 dias), independente do fabricante. 

Nesta sexta-feira, a vacinação contra a Covid-19 foi realizada em 54 pontos da Capital. A imunização foi mantida para adolescentes com 12 anos ou mais. Além disso, foi feita a aplicação da segunda e da dose de reforço para pessoas com 60 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até o dia 15 de abril e para os imunossuprimidos com esquema vacinal completo até o dia 17 de setembro. Os profissionais de saúde que receberam a segunda dose até o dia 15 de abril também puderam receber a dose de reforço. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) manteve como locais de aplicação da vacina o shopping João Pessoa, o Largo Glênio Peres, 16 farmácias parceiras e 35 unidades de saúde. 

No posto de saúde Navegantes, na zona Norte da Capital, o movimento foi bem tranquilo e sem registro de aglomeração para a realização da primeira dose, da segunda (AstraZeneca e Pfizer) e da dose de reforço. Porto Alegre realizou o Rolê da Vacina na escola municipal de Ensino Fundamental Timbaúva, bairro Mário Quintana, na zona Norte da cidade. O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, afirmou que reforço do Rolê da Vacina é uma série de ações voltada para as pessoas que gostariam, mas que até agora, por um motivo ou outro, não conseguiram se vacinar. "Queremos facilitar o acesso à vacina e esperamos que a população não imunizada aproveite a oportunidade", destacou. Em sete unidades de saúde, a aplicação das doses foi feita até as 21h - Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza.

Com relação a segunda dose, o intervalo de aplicação das doses da Pfizer segue de oito semanas - podem se vacinar com a segunda dose do imunizante pessoas vacinadas até o dia 20 de agosto. No caso da segunda dose de AstraZeneca e da Coronavac está mantido o intervalo de dez semanas e 28 dias, respectivamente. Assim, quem recebeu a primeira dose até o dia 6 de agosto (AstraZeneca) e o dia 17 de setembro (Coronavac) já pode completar o esquema vacinal. As pessoas com 60 anos ou mais vacinadas com a segunda dose até o dia 15 de abril e os imunossuprimidos com esquema de vacinas completo até o dia 17 de setembro podem receber a dose de reforço. Já os profissionais de saúde que receberam a segunda dose até o dia 15 de abril também puderam receber a dose de reforço da vacina contra o coronavírus.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895