Vacinação contra gripe irá mobilizar cerca de 1,8 mil postos neste sábado

Vacinação contra gripe irá mobilizar cerca de 1,8 mil postos neste sábado

Todas as unidades de saúde terão funcionamento das 8h às 17h, em Porto Alegre

Correio do Povo

Todas as unidades de saúde terão funcionamento das 8h às 17h, em Porto Alegre

publicidade

Neste sábado, todas as unidades de saúde do Rio Grande do Sul estarão abertas para o Dia D de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, cerca de 1,8 mil postos atenderão a população em todo o Estado. Em Porto Alegre, 141 unidades estarão abertas, das 8h às 17h, para aplicar a vacina. A realização do Dia D visa atender às pessoas que integram os grupos prioritários da imunização (crianças entre 6 meses e menos de cinco anos), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e pessoas com comorbidades) que têm dificuldades em acessar os serviços de saúde durante a semana.

Os dois primeiros óbitos causados por gripe neste ano foram registrados em Porto Alegre e são de pacientes que pertenciam aos grupos prioritários para a vacinação contra a doença. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), ambos não foram vacinados este ano e apresentavam comorbidades para a doença. Em 2017, são mais de 4 milhões de doses destinadas ao estado. Até a última terça-feira, tinham sido aplicadas 1.482.871 doses, o que representa imunização de 47,4% do público alvo.

O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, ressalta que a vacina leva de 2 a 3 semanas para uma efetiva imunização contra a gripe. “Recomendamos que as pessoas que integram os grupos de risco procurem o quanto antes as Unidades de Saúde para garantirem sua proteção antes da chegada do inverno. Para quem não tiver condições de procurar os postos durante a semana, uma boa oportunidade será no próximo sábado, 13 de maio, quando será realizado o Dia Nacional de Mobilização”, afirma o secretário.

Para fazer a vacina em crianças entre seis meses e menores de cinco anos, pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação. Pessoas com comorbidades devem ter em mãos atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que comprove a doença. Já os profissionais de saúde e professores precisam apresentar carteira de trabalho ou contracheque com descrição do local de trabalho. Idosos e demais grupos devem levar o Cartão SUS ou documento de identidade. No caso de gestantes que não são acompanhadas no SUS, levar atestado médico com a solicitação.

Mobilização

O Dia D da campanha de vacinação deste ano acontece no próximo sábado, 13 de maio, em todas as unidades de saúde. Não há, por parte da Secretaria estadual da Saúde, uma meta de vacinação para o dia de mobilização. O objetivo da pasta é que ao final da campanha, em 26 de maio, 90% do público alvo esteja vacinado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895