Vacinação de jovens de 21 anos registra movimento intenso em Porto Alegre

Vacinação de jovens de 21 anos registra movimento intenso em Porto Alegre

Aplicação da primeira dose contra Covid-19 foi realizada, nesta terça-feira, em 13 unidades de saúde, no Shopping Total e em dois drives-thru

Cláudio Isaías

Aplicação da primeira dose contra Covid-19 foi realizada, nesta terça-feira, em 13 unidades de saúde, no Shopping Total e em dois drives-thru

publicidade

A vacinação das pessoas de 21 anos ou mais contra a Covid-19 teve uma intensa movimentação nos postos de saúde de Porto Alegre nesta terça-feira. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que 15.944 pessoas foram imunizadas nessa faixa etária. Na fila, o sentimento entre os jovens era de alegria por estarem recebendo a aplicação da primeira dose da vacina contra o coronavírus. A imunização foi realizada em 12 unidades de saúde, no shopping Total e nos drives-thrus do BIG BarraShoppingSul e do Bourbon Wallig - que atendeu pessoas nos carros ou a pé.

Os amigos Bárbara Cristina Zarbato, 21 anos, e Bruno de Lima Fragoso, 21 anos, combinaram de ir juntos até o Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico da Capital, para realizar a imunização. Os jovens que foram vacinados com a primeira dose da Pfizer trataram de fotografar o momento de aplicação do imunizante. "Estou extremamente feliz por ter feito a vacina. Cheguei a pensar que fosse demorar mais", relatou Fragoso. Já Bárbara Cristina disse que estava com um pouco de medo da agulha. "Nem olhei direito pra moça que estava fazendo a aplicação da vacina. Graças a Deus deu tudo certo", acrescentou.

Já o estudante Lucas José Bortolucci, 21 anos, que também recebeu a primeira dose da Pfizer, afirmou que estava ansioso pela imunização. Mesmo com a primeira dose no braço, o jovem explicou que segue com os cuidados como o uso da máscara, do álcool em gel e o distanciamento social. Na fila do Centro de Saúde Santa Marta, havia mais de 60 pessoas. 

Além da imunização para pessoas com 21 anos ou mais, a aplicação das doses estava disponível para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas; cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes - que estejam amamentando bebês com até 12 meses. Também será retomada a vacinação de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos.

A aplicação da segunda dose segue disponível em seis unidades de saúde e em farmácia parceira para quem recebeu Astrazeneca há pelo menos dez semanas, e em 13 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias.

Já a aplicação da segunda dose da Pfizer pode ser feita em quatro unidades de saúde para que recebeu a primeira dose há dez semanais ou mais - das 8h às 17h: Bananeiras, IAPI, Tristeza e Passo das Pedras. A aplicação, antes, estava disponível apenas para gestantes e puérperas vacinadas com a primeira dose da Astrazeneca há pelo menos dez semanas, devido à orientação do governo do Estado de destinar as últimas remessas recebidas a este público específico. Agora, com a chegada de um novo lote de vacinas à capital gaúcha, os demais públicos também poderão receber a imunização completa.

Conforme determinação do Ministério da Saúde, do dia 14 de junho, o intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer passou de 21 dias para 12 semanas. Em 12 de julho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) decidiu alterar o prazo de 12 para dez semanas, com o objetivo de garantir uma melhor resposta imune à variante Delta. Desta forma, quem recebeu a primeira dose entre 14 de junho e 12 de julho deverá, a partir da data que consta na carteira de vacinação, antecipar a aplicação da segunda dose em duas semanas.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895