Vacinação de jovens de 21 anos registra movimento tranquilo em Porto Alegre

Vacinação de jovens de 21 anos registra movimento tranquilo em Porto Alegre

Procura pela segunda dose teve filas, mesmo com a chuva

Cláudio Isaías

Movimento para a vacinação de pessoas a partir dos 20 anos em Porto Alegre foi tranquila nesta quarta-feira

publicidade

A vacinação contra o coronavírus foi mantida nesta quarta-feira para todas as pessoas com 21 anos ou mais em Porto Alegre. Com a chuva, o movimento foi tranquilo nos postos de saúde para aqueles que procuraram a primeira dose. Porém, filas foram registradas para aqueles que buscavam a segunda dose.

No auditório do colégio Júlio de Castilhos, referência para o Centro de Saúde Modelo, o atendimento foi tranquilo para quem foi realizar a primeira aplicação da vacina da Pfizer. A estudante de psicologia Marcela Foletto Moura, 21 anos, que estava acompanhada do pai Sávio Moura, disse que estava ansiosa pela vacina. "Já estou pronta para receber a segunda dose da imunização", comemorou a jovem que fará a segunda dose no dia 27 de outubro.

A estudante Júlia Alves, 21 anos, afirmou que estava muito feliz por ter feito a vacina contra a Covid-19. "Graças a Deus estou sendo imunizada e vou seguir com os cuidados como o uso do álcool em gel e da máscara", ressaltou.

A aplicação das doses foi realizada em 12 unidades de saúde, além do shopping Total e nos drive-thrus: o do BIG BarraShoppingSul e do Bourbon Wallig - que atendeu quem foi de carro e quem chegava a pé.

Quem procurou a segunda dose da AstraZeneca em alguns postos de saúde teve dificuldade para fazer a aplicação. Em apenas três unidades o imunizante foi ofertado pela manhã devido ao baixo estoque da Secretaria Municipal da Saúde. Porém, no início da tarde, todas as vacinas disponibilizadas foram aplicadas.

Um novo lote de vacinas da Astrazeneca foi entregue pela SES ao município de Porto Alegre nesta quarta-feira. Com isso, a aplicação deverá ser normalizada nesta quinta-feira nos postos de saúde.

A aplicação da primeira dose continuou a ser realizada para os públicos já contemplados anteriormente na campanha: profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas; cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses). Também será retomada a vacinação de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos.

Todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias podem fazer a segunda em 13 unidades de saúde. Já a aplicação da segunda dose da Pfizer segue disponível em quatro unidades de saúde para que recebeu a primeira dose há dez semanais ou mais. Os locais estão disponíveis no site da Prefeitura de Porto Alegre.

Pessoas a partir dos 20 anos começa na quinta-feira

Os jovens com 20 anos ou mais serão contemplados nesta quinta-feira com a vacinação contra a Covid-19 em Porto Alegre. A aplicação da primeira dose será feita nos postos de saúde da Capital. A SMS informou que 16.240 pessoas devem ser imunizadas nessa faixa etária.

A imunização do grupo de 20 anos ou mais será feita em função da chegada de 21.288 doses, entregues pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895