Vacinação para pessoas de 37 anos contra a Covid-19 gera novas filas em Porto Alegre

Vacinação para pessoas de 37 anos contra a Covid-19 gera novas filas em Porto Alegre

Muitos chegaram antes da abertura das unidades de saúde para receber os imunizantes

Cláudio Isaías

publicidade

A vacinação de homens e mulheres com 37 anos ou mais em Porto Alegre foi marcada por filas nos postos de saúde e nos drive-thrus na manhã desta sexta-feira. No Centro de Saúde Santa Marta, a fila tinha mais de 70 pessoas que aguardavam a aplicação da primeira dose da AstraZeneca e da Pfizer. Muita gente chegou antes das 7h. Já a imunização no Centro de Saúde Modelo, que é feita no auditório do colégio estadual Júlio de Castilhos, no bairro Santana, no começo da manhã de sexta-feira contava com mais de 80 pessoas e a fila chegava até a frente da entrada da escola na avenida Piratini. 

No Centro Santa Marta, a bancária Elizete Andrade, 37 anos, disse que estava muito feliz por ter realizado a vacinação. A técnica em nutrição Sandra Moreira Schmitz, 37 anos, afirmou que estava aliviada por ter feito a vacina. "Graças a Deus estou sendo imunizada", ressaltou. A aplicação dos imunizantes estava disponível em 20 unidades de saúde e em três drive-thrus - BIG BarraShopping Sul, estacionamento da PUCRS e do shopping Bourbon Wallig - esse é permitido o acesso de carro ou a pé.

Os três drive-thrus, que funcionaram até as 17h, tiveram uma intensa movimentação de veículos. No estacionamento do BIG BarraShoppingSul, a procura era grande desde as primeiras horas da manhã de sexta-feira com um fila com mais de 90 veículos. Meia hora após o início do atendimento, a fila de veículos na área externa do local chegava a dois quilômetros. Mesma movimentação ocorreu no Bourbon Wallig com mais de 70 carros aguardando para entrar no estacionamento do hipermercado. 

No Bourbon Wallig, a fila era de mais de 1,5 quilômetro na parte externa do estacionamento. Por volta das 10h, grande parte da rua Antônio Joaquim Mesquita tinha carros enfileirados, e o acesso à Avenida Grécia, inclusive, estava bloqueado pelos veículos. A EPTC trabalha no local.  No estacionamento da PUCRS, a fila de carros na avenida Ipiranga, sentido Centro/bairro, chegou na avenida Salvador França. 

Vacinação de outros públicos 

A imunização continuou para os públicos já contemplados anteriormente na campanha - trabalhadores da educação no ensino superior, profissionais da educação infantil, fundamental e médio do ensino municipal, estadual e rede privada e profissionalizante da rede estadual; pessoas com deficiência permanente e comorbidades a partir de 18 anos. A aplicação da vacina também ocorre para quem precisa completar o esquema vacinal com a segunda dose dos imunizantes. 

A segunda dose foi aplicada para quem estava com o esquema vacinal em atraso da Coronavac e da AstraZeneca. Na manhã de ontem, não foi feita a aplicação da segunda dose Pfizer, pois não existem pessoas com doses com prazos determinados. Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante Pfizer é de 12 semanas.

Agendamento 

O agendamento pelo aplicativo 156+POA está disponível para primeira dose nas unidades de saúde Morro Santana, Tristeza e São Carlos para pessoas com 37 anos ou mais. Também é possível agendar a segunda dose de AstraZeneca para pessoas vacinadas há 12 semanas, nas unidades Vila Jardim, Nossa Senhora de Belém e Rubem Berta. 

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. Já o grupo das comorbidades e deficiência, é necessário comprovar a condição (exceto Síndrome de Down). Gestantes podem apresentar a carteira do pré-natal. Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895