Vacinas de Oxford/AstraZeneca chegam ao Rio Grande do Sul

Vacinas de Oxford/AstraZeneca chegam ao Rio Grande do Sul

Carregamento com 116 mil imunizantes chegou às 9h24min, no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre

Sidney de Jesus

Vacinas chegaram em Porto Alegre na manhã deste domingo

publicidade

Um lote de 116 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chegou na manhã deste domingo, no Rio Grande do Sul. Aprovados para uso emergencial, os imunizantes vieram do Rio de Janeiro, em um voo comercial da Companhia Aérea Gol, que aterrissou no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 9h24min, em Porto Alegre

A aeronave, com o novo  lote de vacinas importadas da Índia, foi recebida por representantes do Ministério da Saúde, equipes da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e pela Polícia Federal. Logo após o desembarque, as doses foram colocadas em caminhão baú e seguiram, escoltadas por viaturas da Polícia Federal até a Central Estadual  de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES, na Capital. 

De acordo com a diretora de Ações em Saúde do RS, Ana Costa, as vacinas recebidas neste domingo serão registradas e distribuídas entre as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). "A divisão será feita a partir desta segunda e na terça-feira, conforme  os grupos prioritários", afirmou. 

A diretora destacou que as primeiras doses da Coronavac, distribuídas no Estado na última semana, contemplaram 100% de pessoas em asilos e grupos indígenas, mas atenderam somente 34% dos profissionais de saúde. "Com este novo lote, vamos dar continuidade a vacinação das pessoas que fazem parte do grupo de risco, em especial aos profissionais que atuam na linha de frente com pacientes infectados pelo Coronavirus", ressaltou. 

Foto: Guilherme Almeida

Ana Costa revelou que novas doses da vacina contra o coronavírus deverão ter a aprovação da Anvisa em fevereiro. " Quanto mais  vacinas forem aprovadas, mais pessoas estarão protegidas e vai reduzir a circulação do vírus ", enfatizou.

Confira neste link como será a segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19. 


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895