Valor da multa para a empresa por descarrilamento deve sair na terça-feira

Valor da multa para a empresa por descarrilamento deve sair na terça-feira

Segundo a Fepam, não há risco de dano ambiental e a parte do solo contaminada foi removida

Rádio Guaíba

De 150 a 200 litros de combustível vazaram em decorrência de acidente

publicidade

Por Jézica Bruno


O valor da multa a ser aplicada à Empresa América Latina Logística (ALL), responsável pelos três vagões carregados com combustível que descarrilaram na tarde de domingo, por volta das 15h, em Canoas, deverá ser divulgado nesta terça-feira. No acidente foram despejados 150 litros de produto inflamável no solo. Cerca de 100 litros eram de gasolina e 50 de óleo diesel. De acordo com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), não há risco de dano ambiental e a parte do solo contaminada foi removida.

O trem, que tinha 70 vagões, cada um com capacidade de carga de 60 mil litros, levava combustível para Passo Fundo, no Norte do Estado, quando parte das suas composições saíram dos trilhos. Cerca de 500 metros de trilhos ficaram retorcidos com o descarrilamento.

A empresa ALL, com sede em Curitiba, no Paraná, declarou em nota que abriu sindicância interna para apurar as causas do acidente que não deixou feridos. A Fepam afirmou que aplicará multa. Segundo o engenheiro químico da Fepam, Renato Zucchetti, a empresa será multada pelo risco de dano ambiental provocado com o vazamento, pelos transtornos causados com o descarrilamento e por ser reincidente.

No entanto, o valor da multa deverá ser revelado somente a partir de terça-feira, após o processo de retirada do produto ser concluído. “Ainda não é possível afirmar o valor da multa. Ela será calculada por um programa nosso que possui até sete variáveis para o cálculo, mas isso será feito só depois da retirada dos produtos inflamáveis do local do acidente”, explicou.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895