Geral

Vandalismo em Porto Alegre com sinalização gera gastos de 400 mil em nove meses

Guarda-corpo da ciclovia da Ipiranga foi mais uma vez alvo dos vândalos

Aposentado Hélio Araújo mostra local do ataque de vândalos
Aposentado Hélio Araújo mostra local do ataque de vândalos Foto : Thalles Campos/ PMPA / Divulgação / CP
A ação de vândalos no guarda-corpo da ciclovia da Ipiranga, com furtos e destruição do equipamento, exigiu da prefeitura da Capital nos primeiros nove meses do ano um custo de R$ 400 mil. Os atos, que geralmente ocorrem na madrugada, além do prejuízo, revoltam moradores e usuários da estrutura que visa à segurança dos ciclistas.

“Sou testemunha da ação destes vândalos. Muitos simplesmente destroem os equipamentos pelo prazer de quebrar, e depois jogam o material dentro do arroio, um verdadeiro absurdo”, revelou o aposentado Hélio Araújo, morador da avenida Ipiranga, próximo a Azenha.

Além dos atos de vandalismo contra o guarda-corpo, a prefeitura registra uma extensa lista de danos aos equipamentos de mobilidade na Capital. Entre elas: furtos de semáforos de pedestres, de fios, lâmpadas, placas de sinalização, cones de sinalização,além de pichações em estações e terminais de ônibus.

“Neste ano, até agora, já são cerca de R$ 400 mil de gastos em razão de vandalismos. Isto é lamentável. A população precisa colaborar, pois estas ações, além do gasto financeiro ao poder público, causam, principalmente, riscos à segurança das pessoas”, afirma Abaete Torres, gerente de Mobiliário e Sinalização da Empresa Pública de Transporte e Circulação.

Bookmark and Share