person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Vandalismo teria originado falha que paralisou serviços da Trensurb

Cinquenta fibras óticas aéreas foram rompidas

Estações da Trensurb foram reabertas com quase três horas de atraso | Foto: Guilherme Testa

O começo da manhã desta quarta-feira foi tumultuado para usuários da Trensurb em Porto Alegre e em cidades da região Metropolitana. A paralisação das composições desde as 5h provocou o fechamento de estações e gerou filas de passageiros. De acordo com a empresa, vandalismo teria originado a falha que paralisou o serviços por quase três horas. 

Conforme a Trensurb, o problema foi constatado ainda na madrugada de hoje pelo Centro de Controle Operacional, que encontrou uma falha de comunicação nas vias dos trens devido ao rompimento de fibras óticas aéreas. O serviço de manutenção foi acionado e, ao chegar ao local, próximo à estação Sapucaia, foram identificadas 50 fibras rompidas. 

Cabos foram rompidos na madrugada / Foto: Trensurb / Divulgação / CP 

A partir daí, o serviço de correção foi feito e concluído por volta das 4h30min. A comunicação com os painéis de controle local de Sapucaia a Novo Hamburgo foi reativada, porém os de Esteio até o Mercado não retornaram imediatamente. 

As estações só foram reabertas às 7h50min, quando os equipamentos foram reabilitados e passaram a funcionar a pleno. Em média, a Trensurb transporta 170 mil pessoas diariamente. 

Correio do Povo