Veículos que trafegarem para o Litoral Norte serão monitorados eletronicamente

Veículos que trafegarem para o Litoral Norte serão monitorados eletronicamente

Sistema lê placas e confere se há pendências junto ao Detran/RS

Henrique Massaro

Veículos que trafegarem para o Litoral Norte serão monitorados eletronicamente

publicidade

Neste verão, todos os veículos que passarem pelas rodovias que dão acesso ao Litoral Norte gaúcho serão monitorados eletronicamente. A novidade faz parte da segunda edição da Operação Verão Para Todos e foi anunciada nesta sexta-feira em Porto Alegre pelo vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli. O sistema faz uma leitura das placas e identifica se há alguma pendência junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou à Secretaria da Fazenda.

Desta forma, é possível verificar veículos envolvidos em ocorrências policiais, como um carro roubado, por exemplo. O sistema também possibilita a identificação de documentação irregular, como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado. “Esse me parece um projeto novo, que cumpre com a sua missão em termos de segurança”, disse Cairoli. 

O vice-governador ainda disse que, no caso de o novo sistema funcionar como o esperado, o Executivo tem a intenção de implementar as câmeras em todas as rodovias do Estado. Por enquanto, os equipamentos de monitoramento vão funcionar nas ERSs 030 (Osório-Tramandaí), 407 (BR 101 em Morro Alto-Capão da Canoa), 486 (Rota do Sol), 040 (Viamão-Balneário Pinhal/Cidreira) e 389 (Estrada do Mar).

Sistemas integrados com BM e Polícia Civil

Os sistemas funcionam de forma integrada aos internos do Detran e da Secretaria da Fazenda. Assim, caso alguma irregularidade apareça, a Brigada Militar e a Polícia Civil são acionadas para que os ocupantes do veículo sejam abordados. Os objetos de futo ou roubo que forem recuperados serão concentrados antes da perícia e da devolução aos proprietários. Trata-se do Pátio Legal, uma parceria do Detran com o Instituto Geral de Perícias (IGP), que ficará localizado em Capão da Canoa.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895