Veja o que funciona ou não em Porto Alegre no feriado de Tiradentes

Veja o que funciona ou não em Porto Alegre no feriado de Tiradentes

O comércio, de modo geral, deverá funcionar normalmente. Bancos e agências dos Correios estarão fechados

Felipe Samuel

Bancos estarão fechados no feriado de Tiradentes

publicidade

O feriado de Tiradentes, comemorado nesta quinta-feira, vai alterar o funcionamento de serviços e dos horários do transporte coletivo em Porto Alegre. Bancos e agências dos Correios estarão fechados. O comércio, de modo geral, deverá funcionar normalmente. Conforme o Sindilojas Porto Alegre, os lojistas poderão abrir seus estabelecimentos na quinta-feira desde que observem a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor, firmada entre o Sindilojas Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec-POA).

Conforme a entidade, apenas as que possuem acordo coletivo poderão utilizar a mão de obra dos empregados na data. O horário de abertura de cada estabelecimento é definido diretamente pelas lojas ou pelos centros comerciais, com base nas regras da CCT. O Sindilojas informa que é comum o comércio de rua adotar o funcionamento das 9h às 19h e o de empreendimentos como shopping centers das 10h às 22h. A entidade alerta que durante o feriado poderá haver fiscalização nas lojas, com aplicação de multa em caso de descumprimento das orientações. A sexta-feira é considerada dia normal de trabalho no setor.

De acordo com o Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul (Sindigêneros-RS), no feriado de Tiradentes, os supermercados que têm acordo coletivo com o sindicato laboral estão autorizados a abrir com a utilização de mão de obra dos empregados. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado de Tiradentes. Por se tratar de feriado nacional, não haverá expediente nas agências. No dia 22 de abril, o atendimento ao público acontece normalmente.

As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking). Diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria explica que os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

Segundo a Febraban, contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no dia 21 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil aos feriados, ou seja, no dia 22 de abril. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Viagens

A Estação Rodoviária não prevê aumento do número de passageiros durante o feriado de Tiradentes. De acordo com o chefe de Operações, Jorge Rosa, o número de usuários não deve ser maior do que em dias normais. Não há previsão de aumento do número de ônibus à disposição da população. Mesmo que possa ocorrer alguma mudança pontual, a demanda deve ficar na "média diária normal", com 210 ônibus. "O movimento de passageiros é inconstante. Se der um movimento maior vai ser pequeno em relação à Páscoa. Estamos preparados, mas pela experiência no feriado de Tiradentes, ainda mais caindo numa quinta-feira, não teremos um feriadão novamente movimentado", afirma.

Segundo a Fraport Brasil, que administra o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, a previsão é de uma média de 91 voos por dia. Além disso, a projeção é de 16 mil passageiros dia, no período de 20 a 24 de abril. A Fraport informa que não há previsão de voos extras. Conforme a Infraero, os 17 aeroportos da Rede com voos comerciais regulares durante o feriado de Tiradentes devem receber 576 mil passageiros, entre os dias 20 e 25 de abril.

Estão previstos também 4,4 mil pousos e decolagens no período. A projeção foi elaborada a partir das programações informadas pelas empresas aéreas. Em 2021, não houve alteração na demanda dos aeroportos nesse período, pois o feriado não foi prolongado por ter caído em uma quarta-feira. A expectativa é de que os dias mais movimentados sejam esta quarta-feira, com 109 mil passageiros e 859 aeronaves, e a segunda-feira, com 122 mil passageiros e 959 aeronaves.

A empresa tem adotado as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos dentro dos terminais, que estão sinalizados e têm veiculado mensagens audiovisuais. E recomenda que os passageiros cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e 3h para voos internacionais.

Saúde

Os prontos-atendimentos, unidade de pronto-atendimento e hospitais do município - Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) - permanecerão abertos 24 horas para atender a população. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192. A Equipe de Regulação Hospitalar e o plantão de notificação epidemiológica seguem funcionando.

Já as unidades de saúde e farmácias distritais não atendem aos finais de semana e feriados. Portanto, estarão fechadas nesta quinta-feira, retomando o atendimento na sexta-feira, 22, a partir das 7h ou 8h, conforme planejamento de cada serviço. Contudo, a vacinação contra a Covid-19 será mantida em alguns pontos, que serão divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895