Velório de Niemeyer é aberto ao público no Rio de Janeiro

Velório de Niemeyer é aberto ao público no Rio de Janeiro

Corpo do arquiteto chegou ao Palácio da Cidade no fim da noite dessa quinta

AE

Público se despede do arquiteto no Rio de Janeiro

publicidade

O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer, que morreu na quarta-feira aos 104 anos, será velado até as 17h desta sexta-feira no Palácio da Cidade, a sede oficial da Prefeitura do Rio, em Botafogo, na zona sul. O velório foi restrito a familiares ao longo da madrugada e aberto ao público às 8h30min. Até as 15h, o público poderá se despedir do arquiteto.

Leia mais:

• Infecção respiratória causou morte de Niemeyer
• Clique aqui e confira a lista de obras, organizada de forma cronológica
• Dilma exalta Niemeyer, em nota oficial


Por enquanto, poucas pessoas estão no local do velório para dar o último adeus ao mestre da arquitetura moderna. A estudante de arquitetura Gisela Aguiar aguardava às 7h45min a abertura do velório ao público. “Sou de Brasília e vim prestar a última homenagem. As obras de Niemeyer são únicas e pioneiras, como os palácios do Planalto e da Alvorada. Minha preferida é a Catedral de Brasília.” Pouco antes da liberação da entrada do público, o governador fluminense, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, foram ao velório.

Das 15h às 17h o velório será novamente fechado para a família. O cortejo seguirá, então, para o cemitério São João Batista, onde o enterro deve ocorrer às 17h30min.

Nessa quinta-feira, o corpo de Niemeyer foi velado no Palácio do Planalto, em Brasília. Ao todo, 44 coroas de flores foram dispostas no salão - de Marisa Letícia e Lula, do governo da Bolívia, de Fidel Castro, da Ambev, do PC do B (uma homenagem ao "grande camarada comunista") e até do Comando da Aeronáutica.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) levou o corpo do arquiteto Oscar Niemeyer até o Aeroporto Santos Dumont, no Rio, no final da noite dessa quinta-feira e um veículo por militares do 3º Comando Aéreo Regional (3º Comar) da Aeronáutica e transportou até o Palácio.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895