Vento derruba sensação térmica em Porto Alegre

Vento derruba sensação térmica em Porto Alegre

Pessoas foram obrigadas a usar casacos mais pesados e mantas para se proteger do frio

Correio do Povo

publicidade

Embora a temperatura mínima registrada em uma das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tenha registrado 11,4°C como temperatura mínima nesta terça-feira, o avanço do ciclone Yakecan provocou ventos que fizeram a sensação térmica despencar. Os dados do instituto estimam que Porto Alegre tenha enfrentado sensação térmica de 6,7°C. Com isso, foi comum que, mesmo com temperatura semelhante a outras registradas ao longo desse ano, quem transitava pela cidade ao longo da manhã procurasse se proteger com casacos mais pesados, capuzes e mantas. 

"O que se destaca para hoje e quarta-feira não é a temperatura absoluta, mas a sensação térmica. O vento acaba gerando uma sensação de frio mais intenso. O vento rouba calor do nosso corpo", explica a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia. 

Estael estima que  frio mais forte deve ocorrer no final da semana. Segundo ela, houve queda na temperatura tota, mas nada excepcional do que era previsto, mas que ventos na metade leste, causa essa sensação de maior frio. As temperaturas mais baixas do ano devem ser registradas entre sexta-feira e sábado, quando o vento acalma e atmosfera fica com ar mais seco.

Diversas cidades tiveram temperaturas abaixo dos 10°C no Estado. Em São José dos Ausentes, os termômetros da estação do Inmet chegou a marcar 2°C na madrugada, com sensação térmica de -7,6°C.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895