Vereadores realizam vistoria no HPS e encontram leitos fechados

Vereadores realizam vistoria no HPS e encontram leitos fechados

Outros problemas apontados foram a falta de segurança e quadro reduzido de profissionais

Samantha Klein/Rádio Guaíba

Outros problemas encontrados foram a falta de segurança e quadro reduzido de profissionais

publicidade

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores realizou uma inspeção no Hospital de Pronto Socorro da Capital e verificou diversos problemas, incluindo falta de segurança, quadro reduzido de profissionais e fechamento de leitos. Conforme o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), foram fechados 17 leitos na área clínica e 13 nos setores de atendimento buco-facial e de otorrinolaringologia.

Conforme o presidente da Comissão, vereador Thiago Duarte, existe uma déficit de 150 profissionais na área de enfermagem, o que reflete no fechamento do laboratório da instituição. O parlamentar fala, ainda, que o atendimento de emergência clínica está negligenciado. “O HPS foi concebido para atender às emergências clínicas e de traumatologia, mas ultimamente não dá atenção para os casos clínicos”, destacou.

A Secretaria da Saúde ainda não se pronunciou oficialmente sobre os problemas, mas espera um relatório sobre a vistoria. Na próxima segunda-feira, às 19h, uma audiência pública na Câmara de Vereadores discute os itens com a Prefeitura e a Secretaria.

Em paralelo, servidores do HPS, Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e pronto atendimentos de Porto Alegre entraram em estado de greve. Os profissionais exigem a manutenção de 40% por insalubridade.

Bookmark and Share


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895