Viajantes com sintomas de Covid-19 devem procurar unidades de saúde de Porto Alegre

Viajantes com sintomas de Covid-19 devem procurar unidades de saúde de Porto Alegre

Exames serão mantidos apenas a pacientes sintomáticos e de contato com casos confirmados

Taís Teixeira

publicidade

Com a confirmação da transmissão comunitária da variante ômicron em Porto Alegre, a oferta de testagem para Covid-19 a viajantes procedentes do exterior ou de outros estados brasileiros foi retomada a partir de 1º de janeiro. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta essas pessoas a buscarem as unidades da Capital. Os exames serão mantidos apenas a pacientes sintomáticos e de contato com casos confirmados, conforme recomendado nos protocolos nacional, estadual e municipal.

Na primeira etapa da operação no Aeroporto, entre os dias 14 e 27 de junho de 2020, foram realizados 6.203 testes rápidos de antígeno em passageiros na área de desembarque doméstico do Aeroporto Internacional de Porto Alegre. No total, 55 casos tiveram diagnóstico positivo para Covid-19. Na segunda etapa, entre 19 de julho e 18 de outubro de 2020, 581 viajantes realizaram a testagem do tipo RT-PCR nos laboratórios parceiros da Prefeitura, e cinco tiveram resultado positivo.

Depois foi retomada a terceira fase, em 1º de dezembro do ano passado, com o objetivo de identificar a circulação de novas variantes do coronavírus em Porto Alegre. No total, de 1º a 30 de dezembro, 277 pessoas responderam ao Formulário do Viajante. Destes, 135 realizaram a testagem e seis apresentaram resultado positivo, sendo dois para a variante ômicron e dois para a delta.

Segundo a SMS, esses são os dados mais atualizados a respeito da testagem em viajantes. A exigência de preenchimento do cadastro foi extinta, assim como não existe mais acesso às informações recolhidas por esse documento. Como houve novamente uma mudança no cenário pandêmico com a transmissão comunitária da variante ômicron, os protocolos sanitários que foram estabelecidos anteriormente mudaram, sendo que agora vale a mesma recomendação para todos sintomáticos ou que tiveram contato com um positivo, seja viajante ou não.

A manutenção dessa medida é importante, uma vez que neste momento, muito utilizado para férias de verão, a circulação de pessoas oriundas de outros locais é mais intensa na Capital.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895