Vinhos, espumantes e sucos têm caído no gosto do brasileiro

Vinhos, espumantes e sucos têm caído no gosto do brasileiro

Vinícolas gaúchas oferecem produtos de alta qualidade e reconhecidos no mercado externo

Mauren Xavier

Durante evento alusivo ao Dia Do Vinho será possível conhecer vinícolas

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O segmento de sucos, espumantes e vinhos tem ampliado espaço no gosto do brasileiro. É o que mostram os recentes dados de comercialização dos produtos. Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), no ano passado o segmento atingiu crescimento de 9%, em especial os sucos de uva, que tiveram o maior crescimento. Mesmo diante da retração da economia, o presidente do Ibravin, Moacir Mazzarollo, acredita que será possível repetir o resultado neste ano.

Para avançar no mercado brasileiro, Mazzarollo aponta dois desafios em relação ao público consumidor. Um deles é conseguir divulgar a qualidade do vinho nacional, na comparação com os produtos internacionais. “Ainda há uma cultura de que o importado é melhor. Porém, temos produtos de alta qualidade, inclusive reconhecidos internacionalmente”, afirma.

Outra meta é popularizar o consumo da bebida. Pesquisas apontam que o brasileiro consome 2 litros de vinho por ano. A quantidade é mínima, se comparada ao fato de que cada pessoa bebe em média 50 litros de cerveja e seis de cachaça ao ano. “Acredito que o consumo aumentou mais, em especial nos últimos anos. Mas ainda enfrentamos resistências. Porém, as novas gerações já se mostram mais abertas”, avalia.

Neste sentido, o Ibravin tem realizado vários projetos para promover a divulgação do vinho nacional. Um deles é o Qualidade na Taça, que qualifica o serviço de vinhos com o treinamento de garçons e proprietários de bares e restaurantes do país. Outra iniciativa é o Vinhos Brasileiros Premiados, que busca expandir a presença de vinhos brasileiros nas redes de supermercados. Este tipo de estabelecimento é importante, uma vez que concentra 80% da venda no Brasil.

Negócios vão crescer 20%

A programação alusiva às comemorações do Dia do Vinho, celebrado em 7 de junho, já começou e reúne quase 250 estabelecimentos. Segundo a Ibravin, um dos grandes diferenciais neste ano foi a organização de um calendário de duas semanas. Com isso, as cidades e os estabelecimentos puderam se organizar melhor. Por exemplo, hotéis e restaurantes elaboraram pacotes especiais e incluíram atividades complementares, como trilhas e degustações.
O clima é de tanto otimismo que a expectativa é de que haja 20% de aumento nos negócios durante as duas semanas. Segundo o presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Região Uva e Vinho (SHRBS), João Leidens, uma das vantagens é que a uva permeia a cultura local. “Ela está presente em quase tudo. Buscamos oferecer uma programação diferenciada, de maneira que o visitante possa, além de degustar um bom vinho, também conhecer e ter uma vivência diferenciada na região serrana”, explica.

Neste sentido, ele destaca o potencial turístico da região, uma vez que as cidades são próximas, permitindo aos visitantes participar de diferentes atividades. “Oportunidades não faltam para todos os tipos de público”, ressalta. E o calendário neste ano deu uma colaboração a mais. Como há o feriado de Corpus Christi, no dia 4 de junho, a procura é grande por reservas nos hotéis da região nesta época. A orientação do sindicato é para que aqueles que estão pensando em curtir os dias de folga nas cidades participantes busquem se antecipar.

E para agradar ainda mais os clientes, promoções não faltam. Os hotéis e restaurantes, assim como as vinícolas, estão oferecendo promoções e descontos especiais, que chegam até 30%. Muitos estabelecimentos programaram jantares harmonizados e cursos de degustação.

Programação

• A programação do Dia do Vinho está disponível no site www.diadovinho.com.br.
• As iniciativas ocorrem em Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Porto Alegre, Veranópolis e Vila Flores, além da região da Campanha. Haverá ainda programação em São Roque (SP).
• O Dia do Vinho é promovido pelo Ibravin, Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares

Degustação e promoções

Degustações, venda de produtos, exposições, apresentações artísticas e jantares harmonizados. Estas são algumas das atividades que integram as duas semanas em homenagem ao vinho, com encerramento em 7 de junho. Também serão realizadas trilhas ecológicas e passeios, que poderão ser feitos a pé, de bicicleta, em veículos com tração nas quatro rodas ou de carretão.

Um dos destaques é o projeto Mesa ao Vivo. A atividade é similar a um reality show culinário. A ação se dará entre os dias 4 e 6 de junho no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Chefs reconhecidos nacionalmente vão ministrar aulas, conduzir degustações de vinhos e outras bebidas com temas específicos e desvendar seus segredos para o público e profissionais do setor.

Também estão previstos cursos de degustação na Vinícola Salton, no distrito Tuiuty, em Bento Gonçalves. A atividade é gratuita, mas é necessário fazer agendamento prévio. Participantes têm descontos nas compras.
Até o dia 7 de junho será possível passear de carretão na propriedade rural Fernandes Muraro, na cidade de Flores da Cunha. Em Caxias do Sul, entre os dias 29 e 31 de maio, ocorrerá a Feira do Vinho na praça Dante Alighieri. O espaço reúne vinhos e sucos das vinícolas da cidade. Os produtos serão vendidos com preços promocionais.

Os moradores de Porto Alegre não precisam sair da cidade para comemorar o Dia do Vinho. Entre os dias 3 e 7 de junho ocorrerá a XIV Feira do Vinho. Na Usina do Gasômetro serão montadas bancas de diversas vinícolas do Estado. No local, será possível degustar e também adquirir os produtos com preços especiais. Além disso, serão oferecidos cursos de degustação. Nos dias 3 e 4 de junho, o espaço funcionará das 16h às 21h. No dia 6, das 10h às 21h, e no dia 7, das 10h às 19h.



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