Voluntários entregam rosas e homenageiam mães do Asilo Padre Cacique

Voluntários entregam rosas e homenageiam mães do Asilo Padre Cacique

Atividade buscou levar um pouco de amor e carinho para as moradoras da instituição

Cláudio Isaías

Mães do asilo ganharam flores durante o café da manhã

publicidade

O Asilo Padre Cacique comemorou neste domingo o Dia das Mães com uma série de atividades para os moradores. Os voluntários do Rotary Club Cidade Baixa realizaram a entrega de rosas para as “idosas mamães” que vivem na instituição. Durante o café da manhã, o grupo cantou diversas músicas para os moradores, e um almoço especial foi servido aos residentes do asilo.

A voluntária Isadora Moreira disse que é a segunda vez que o grupo formado por 11 pessoas realiza a iniciativa no Padre Cacique. "Viemos trazer aos idosos carinho, alegria e música", destacou a jovem que logo após a ação foi visitar a sua mãe em Triunfo. Eles pretendem repetir a atividade no mês de agosto quando é comemorado o Dia dos Pais.

Moradora há dez meses do asilo, Vera Camargo, 67 anos, natural de São Borja, disse que esteve com o filho no sábado. "Passamos o dia juntos e ganhei um perfume", ressaltou Terezinha que estava atenta a música "É Preciso Saber Viver" do cantor Roberto Carlos. Já Terezinha Ramos, 80 anos, que já é bisavó e que vive há quatro anos no asilo, afirmou que a visita da sua filha estava programada para ocorrer durante a tarde de hoje. Ela desejou saúde e paz a todas as mães do Rio Grande do Sul e do Brasil.

O Asilo Padre Cacique abriga atualmente 150 idosos entre homens e mulheres, sendo que em torno de 40% não tem nenhum vínculo familiar, e por esta razão dependem de uma relação afetiva com os funcionários e voluntários da instituição. O asilo foi fundado em 19 de junho de 1898, pelo padre baiano Joaquim Cacique de Barros, que já naquele século realizava obras assistenciais. Com o passar dos anos foi adequando-se às legislações da Política Nacional do Idoso, definindo seus cuidados a idosos a partir de 60 anos.

A população pode ajudar os idosos com visitas, proporcionando atenção e carinho, programando eventos de recreação e desenvolvendo trabalho voluntário. Outra forma de ajudar o asilo é com recursos financeiros e doações de alimentos. A prioridade é para medicamentos, fraldas geriátricas e leite integral. As doações podem ser entregues na avenida Padre Cacique, 1178, no bairro Menino Deus. Mais informações pelo telefone (51) 3233.7571 ou pelo site. A instituição pode ser visitada pelo público nas quartas, sábados, domingos e feriados das 15h às 17h. Já as visitas em grupo devem ser agendadas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895