Yeda autoriza construção de ponte de aço sobre rio Jacuí em Agudo

Yeda autoriza construção de ponte de aço sobre rio Jacuí em Agudo

Previsão para conclusão é de seis meses e o investimento será de R$ 39,9 milhões

Renato Oliveira / Correio do Povo

Cinco pessoas morreram na tragédia que atingiu o município em janeiro de 2010

publicidade

A governadora Yeda Crusius autoriza nesta terça-feira, às 14h30min, o início da construção de ponte sobre o rio Jacuí, no km 191 da RSC-287, em Agudo. A nova ponte terá estrutura metálica em que serão aplicadas 700 toneladas de aço e mais de 3 mil metros cúbicos de concreto. A previsão para conclusão da obra é de seis meses. O investimento será de aproximadamente R$ 39,9 milhões.

De acordo com o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Vicente Pereira, o contrato com o consórcio das empresas construtoras prevê execução de sondagens e estudos hidrológicos, elaboração do projeto executivo e construção da ponte. Além disso, haverá demolição e remoção do que restou da antiga ponte.

Conforme o secretário de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, a base da ponte será fixada nas rochas abaixo do leito do rio, o que vai garantir muito mais segurança. A anterior, que havia sido concluída em 1963, era fixada no leito do rio. Pelo projeto conceitual, a nova ponte terá 420 metros de extensão e 13 metros de largura. A infraestrutura contará com estacas escavadas mecanicamente em solo e em rocha a uma profundidade média de 25 metros.

Para a mesoestrutura estão previstos dez apoios (dois encontros e oito pilares) em concreto armado. Para a superestrutura, um tabuleiro com vigas longarinas metálicas, sobre as quais será colocada laje de concreto armado pré-moldado, que será pavimentada com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). O resumo de materiais previstos contém ainda utilização de mais de 3.600 metros cúbicos e mais de 700 metros de estacas.


Tragédia em janeiro

No dia 5 de janeiro de 2009, uma tragédia abalou a cidade de Agudo. A ponte do Rio Jacuí, que liga Santa Maria a Santa Cruz do Sul, tombou na altura do município, onde havia mais de 20 pessoas no local quando a queda aconteceu. Cinco pessoas morreram, entre elas o vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boeck.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895