Yeda visita regiões devastadas pelo temporal em Canela

Yeda visita regiões devastadas pelo temporal em Canela

Governadora garantiu ajuda na reconstrução do município

Correio do Povo

Bairro Santa Terezinha foi mais atingido pelo temporal de quarta-feira

publicidade

A governadora do Estado, Yeda Crusius, garantiu, nesta sexta-feira, apoio para a reconstrução das moradias de Canela, devastada pelo temporal da última quarta-feira. Ela desembarcou no aeroporto nesta manhã, a fim de  verificar os danos causados pelos fortes ventos. A visita teve início no bairro Santa Terezinha, depois Yeda sobrevou outras áreas atingidas. Conforme a Defesa Civil, os moradores necessitam de mais cobertores e telhas, para ajudar no reparo das casas danificadas. A estimativa do órgão é que os prejuízos sejam de R$ 10 milhões. Yeda garantiu apoio à cidade devastada pelo tornado. “Não temos valores exatos, mas como o nosso orçamento vamos ajudar na reconstrução de Canela.” 

Na manhã de hoje, a prefeitura de Canela decretou situação de emergência em função dos estragos causados pelos ventos acima de 200 km/h que atingiram a Serra na noite de quarta-feira. De acordo com a Defesa Civil do Estado, cerca de 13 mil pessoas foram afetadas pelo vendaval no município, o mais atingindo da região. Pelo menos 89 imóveis ficaram destruídos, e 407, danificados. Cerca de 200 pessoas estão desalojadas, onze, desabrigadas e onze ficaram levemente feridas. Nesta sexta-feira, outras três cidades - Ibiaçá, Nonoai e Imigrante - declaram situação de emergência em razão do temporal. A informação é do subchefe da Defesa Civil, major Aurivan Chiocheta.

Tempo bom ajuda na remoção de árvores

A Defesa Civil e os bombeiros aproveitaram que não choveu nesta sexta, em Canela, para fazer a remoção de árvores e galhos que caíram nas vias após um tornado que passou pela região da Serra, na quarta-feira. Um galpão foi montado no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência (rua Visconde de Mauá, 301) para concentrar a doação de donativos às vítimas. Em Porto Alegre, a Central de Doações do Estado, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (avenida Borges de Medeiros ,1501), está recebendo materiais como roupas e cobertores.

Ventania passou de 200km/h


Ainda na quarta-feira, dia do temporal, análise das primeiras imagens da MetSul Meteorologia já sugeria que suposto tornado na Serra pode ter sido um F2/F3 na escala de Fujita, com ventos acima dos 200 km/h. A MetSul esclarece que a escala vai até 5 e o exame é feito com base no estudo das imagens dos estragos provocados pela ventania. Segundo o meteorologista Eugenio Hackbart, alguns dos danos observados entre Gramado e Canela são tão severos que são consistentes com um tornado intenso categoria F3, tal como ocorreu em Muitos Capões (2005) e Viamão (2000).

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895