Zaffari reforça que foco de bactéria ficou restrito a uma loja do grupo

Zaffari reforça que foco de bactéria ficou restrito a uma loja do grupo

Unidade Bourbon Ipiranga fica com o processamento suspenso até que ocorra a liberação sanitária

Correio do Povo e Rádio Guaíba

publicidade

O Grupo Zaffari reforçou nesta sexta-feira, através de mais um comunicado oficial, a preocupação os processos de higienização das áreas de produção dos fatiados. Além disso, destacou que os laudos oficiais do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), concluídos hoje, comprovam a presença da bactéria Listeria monocytogenes em apenas um lote de queijo, em apenas uma loja.

Conforme a rede de supermercados, a unidade de processamento da avenida Assis Brasil, que atende ao hipermercado Bourbon Assis Brasil e outras lojas de Porto Alegre, não teve resultado positivo para a Listeria. Dessa forma, todas as lojas voltaram a comercializar os produtos normalmente.

Já a unidade Bourbon Ipiranga fica com o processamento suspenso e segue comercializando apenas produtos fatiados pré-embalados, até que sejam feitas novas verificações e ocorra a liberação sanitária. “A empresa reforça que todos os produtos fatiados disponíveis na rede estão liberados para consumo”, esclarece a nota.

Mais cedo, as secretarias da Saúde do Estado e de Porto Alegre descartaram o risco de epidemia e informaram que a interrupção na venda teve caráter preventivo.

A orientação é para que sejam descartados todos os produtos comprados nas fiambrerias de qualquer unidade da rede na cidade. Os consumidores também podem procurar o supermercado para obter ressarcimento, segundo um comunicado emitido pela empresa. ”Os gerentes de todas as unidades da rede Zaffari estão orientados a receber os produtos fatiados, independentemente da loja onde foram adquiridos, para ressarcimento ou troca por outra mercadoria. 

A Vigilância Sanitária confirmou que uma primeira coleta, realizada em julho, passou por análise laboratorial da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, apresentou laudo positivo para a presença de bactéria, mas sem a confirmação de qual patógeno. A partir disso, uma nova coleta foi realizada e analisada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) e, para resultados conclusivos, foram necessários 15 dias.

Nota oficial

Recebemos hoje os laudos oficiais do LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública) sobre as amostras realizadas em unidades da empresa localizadas no Município de Porto Alegre, a pedido da Secretaria Municipal da Saúde, dentro da rotina de monitoramento da qualidade sanitária.

Todos os laudos atestaram condições satisfatórias à exceção de um laudo, de um lote de queijo fracionado, na unidade do hipermercado Bourbon Ipiranga, para venda na própria loja. Portanto, a presença da bactéria se ateve a um único lote de queijo, de uma única loja.

Não apresentou registro de Listeria a unidade de processamento da Avenida Assis Brasil, que atende ao hipermercado Bourbon Assis Brasil e outras lojas de Porto Alegre. A unidade, registrada no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), de Porto Alegre, está liberada pelo órgão fiscalizador para retomar as suas atividades de processamento e de distribuição para todas as lojas.

A unidade que teve laudo com presença da bactéria continuará não processando produtos no local, até que sejam feitas novas verificações e ocorra a devida liberação sanitária. Ainda por precaução, esta unidade, por ora, só comercializará produtos fatiados pré-embalados, processados fora da unidade.

O monitoramento técnico continuará a ser realizado, sob orientação dos órgãos fiscalizadores, ampliando-se os cuidados e análises visando a garantir a qualidade dos produtos apresentados aos consumidores.

A empresa reforça que todos os produtos fatiados disponíveis na rede estão liberados para consumo.

Como funciona habitualmente, qualquer cliente que procurar as unidades da empresa terá atendimento imediato no sentido de esclarecer suas dúvidas.

A Cia Zaffari reafirma o seu compromisso de prestar os melhores serviços às comunidades onde atua.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895