Hospital de Clínicas aguarda resultados para saber se há mais contaminados em novo surto de Covid

Hospital de Clínicas aguarda resultados para saber se há mais contaminados em novo surto de Covid

Uma paciente infectada estava internada com quadro grave por doença crônica e faleceu

André Malinoski

publicidade

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) identificou novo surto de Covid-19 em duas áreas nessa quarta-feira  – unidade de internação, no sétimo andar, e na creche. Conforme a instituição, no setor de internação foram confirmados os casos de quatro funcionários e sete pacientes. “O HCPA continua monitorando permanentemente os casos surtos de Covid identificados em uma unidade de internação e na creche mantida pela instituição. Os novos resultados das testagens de ambas as áreas foram todos negativos. Ainda aguardam resultados dos exames duas pessoas da creche e três da unidade de internação”, informou a instituição nesta quinta-feira.

O Clínicas, que havia registrado o primeiro surto em uma área administrativa e tinha a situação sob controle desde 10 de agosto, também relatou que “uma das pacientes infectadas já estava internada com quadro grave por doença crônica e faleceu. Outros dois pacientes foram transferidos para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI), e apresentam quadro estável.” Os funcionários tiveram sintomas leves e permanecem afastados e monitorados pelo Serviço de Medicina Ocupacional (SMO).

A contaminação atingiu ainda quatro trabalhadoras da creche e duas funcionárias de outras áreas (mães de alunos da turma afetada), além de um aluno. Todos infectados têm sintomas leves e seguem acompanhados pela instituição. A turma foi fechada e nenhuma nova infecção foi identificada desde 28 de agosto.

Entre as medidas tomadas para frear o novo surto estão testagem e isolamento de pacientes e trabalhadores sintomáticos, rastreamento de pacientes assintomáticos na área, afastamento e testagem de funcionários sintomáticos, reforço das medidas de higiene de mãos e uso de equipamentos de proteção, além do fechamento da turma da creche e o monitoramento das crianças e dos pais assintomáticos. Todas as consultas e procedimentos agendados no hospital estão mantidos.

“A Delta tem mais transmissibilidade, porém não é tão agressiva com os contaminados. Acredito que pela vacinação em massa quem tem sido feita”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta. “Neste novo surto do Hospital de Clínicas, a paciente que faleceu tinha doença crônica. Os funcionários infectados estão com sintomas leves e permanecem em isolamento domiciliar. Tudo está sendo feito no Clínicas para bloquear este surto. Os protocolos sanitários estão sendo utilizados pela instituição”, acrescentou.

Por sua vez, o Hospital Nossa Senhora da Conceição confirmou na quarta-feira três novos casos da variante Delta entre os pacientes. O total agora é de cinco casos, mais 12 suspeitos que aguardam confirmação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Conforme o último boletim divulgado, a instituição hospitalar soma 170 casos de contaminação pelo surto de Covid, sendo 96 pacientes. O total de óbitos é de 27 pessoas. “Estamos com três áreas neste momento com o surto ativo no Conceição. Uma área estará livre na sexta-feira e a outra no sábado. Terminaremos a semana com apenas uma área contaminada”, explicou o diretor-presidente do GHC, Cláudio Oliveira. “As amostras que estão chegando com a confirmação da variante Delta são de muito tempo atrás. As pessoas que foram contaminadas pela variante já faleceram ou tiveram alta. Não estão mais transmitindo o vírus, pois já passaram pelo período do surto”, completou.

O Hospital Vila Nova também controlou o surto que teve. A Prefeitura de Porto Alegre confirmou a circulação da variante Delta do SARS-CoV-2 (coronavírus) e a transmissão comunitária na Capital, em 18 de agosto. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895